Quais listras engordam: horizontais ou verticais?

Padrão

Vocês conhecem Peter Thompson? Pois guardem esse nome! O psicólogo da Universidade de York andou estudando alguns paradigmas da moda em laboratório. Interessante, não?

Na verdade, o que ele mapeia é a percepção humana, pois as ilusões visuais e a forma como as compreendemos constroem sentido ao nosso mundo. Ele mostrou fotos para seu grupo de pesquisa e extraiu dados das suas percepções. E sabe pelo que ele se interessou? Por listras. Principalmente as horizontais. Depois que Hermann von Helmholtz (1821-1894) afirmou que as listras horizontais fazem as mulheres parecerem mais altas, enquanto as verticais as fazem parecer mais gordas. Huuuuuuuuuuummmm.

Com uma pulga atrás da orelha, Thompson levou essa questão para o laboratório, baseando sua pesquisa no quadrado de ilusão óptica de Helmholtz, criado no século XIX. Ele pediu ao seu grupo que olhasse fotos de mulheres vestindo roupas listradas na horizontal e na vertical. Em seguida, os integrantes deveriam informar qual parecia mais gorda. Surpresa!!!! O experimento mostrou que, quando duas mulheres tinham a mesma estatura, a que usava listras horizontais parecia ser mais magra do que a que vestia listras verticais. Conclusão do psicólogo: “Listras horizontais não fazem você parecer mais gorda. Pelo contrário, podem fazer você parecer mais magra”.

Ele suspeita que as listras horizontais criam imagens em 3D e tem mais profundidade, dando a sensação de redução da largura. Veja ilustração:

Na verdade é necessário saber as cores, as larguras e as distâncias das listras para se chegar a esse resultado. Já fiz três matérias (links abaixo) sobre listras horizontais mostrando que emagrecem, mas existem técnicas para criar esse efeito óptico, isto é, a ilusão de que emagrece.

Bem, depois desse “achado”, o jornal The Mirror decidiu testar outras 20 “verdades absolutas” da moda, desmistificando seus argumentos. Vamos conferir?

Posts relacionados:
Leitora aplica dicas do blog
A versatilidade de uma camiseta listrada
Como usar vestidos com listras horizontais
Tudo no preto e no branco = confira as roupas da Dannii Minogue, Taís Araújo e Júlia Petit

Fontes:
Polyvore
Site I-perception
Universidade de York
Hermann von Helmholtz
Jornais The Mirror e The Telegraph

About these ads

Sobre Mara Maia

Sou jornalista de moda, semioticista, casada, mãe, professora, consultora de imagem e cuido da minha casa! Adora conversar, dar festas e mantenho uma visão otimista da vida. Por isso criei este blog, para que seja um canal de comunicação entre nós mulheres que fazemos mil coisas e assumimos dezenas de papéis. Abro esta porta para que você se sinta ouvida e/ou respondida, mas também para você mostrar sua voz e compartilhar suas experiências. Venha, o Encontro de Amigas a aguarda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s