Livros para vivermos melhor

Padrão


A gente vive buscando soluções e respostas para tudo, ou até mesmo uma fórmula mágica para que as coisas se resolvam por si só e sejamos “felizes para sempre”. Esse sentimento, independe da idade, da religião, da cultura, da época e até mesmo do sexo, permeia nossas vidas.
Crescemos buscando essa felicidade que depositamos em objetos, em um corpo perfeito, em bens adquiridos, em status social e em relacionamentos. Encontramos? Com certeza, não! Que tal compreende melhor esses sentimentos e essas emoções com a ajuda de profissionais que compartilham conosco seus conhecimentos e pensamentos através de seus livros?
Gostaria, então, de sugerir para você algumas leituras que podem ajudá-la. Sem preconceitos, há livros de psicologia, auto-ajuda e religiosos. Cada um sabe que leitura lhe agrada. O importante é que você se sinta ouvida, encontrando naquele escritor o elo de confiança e de bem-estar.

A PASSAGEM DO MEIO: da miséria ao significado da meia-idade
Este foi um achado na minha vida! Devo essa descoberta a Mariana Romano que, docemente, o “apresentou” para mim. Livro do psicólogo James Hollis, publicado pela editora Paulus, com o propósito de “redefinir e reorientar a personalidade”, mostrando que a passagem do meio é “um rito de passagem entre a adolescência prolongada da primeira idade adulta e o nosso inevitável encontro com a velhice e a mortalidade”. Sem julgamentos moralistas, explica os nossos atos, nossas escolhas, nossos medos.

EROS E PATHOS: amor e sofrimento
Descobri por uma acaso enquanto escrevia um artigo acadêmico sobre a Paixão. O escritor-psicólogo Aldo Carotenuto, relata a experiência amorosa e seu papel na vida humana. Explica como lidamos com a falta (ruptura ou não ser correspondido), com a sedução aparente, com o sofrer, com a luta, com a traição, com o abandono. O bom de intelectualizar essas questões é fornecer ferramentas para que possamos esvaziar as emoções dos fatos. Com argumentos críticos, conseguimos nos despir das emoções infantis e repetitivas.

O autor de “Eros e Pathos”, Aldo Carotenuto

A ARTE DE AMAR
Vindo de uma família de judeus ortodoxos alemães, Erich Fromm teve uma infância sofrida, com um pai temperamental e uma mãe depressiva. Juntando a falta de amor familiar e o ódio propagado nas duas guerras mundiais, o psicólogo passou a estudar arduamente o AMOR, segundo ele, “a única resposta sadia e satisfatória para o problema da existência humana”. Este livro fala do amor individual (desde a infância) e do amor coletivo (“a desintegração na sociedade ocidental contemporânea”). É uma leitura para compreender as estruturas sociais e comportamentais do homem no mundo em que vivemos.

TER OU SER
Mais um livro de psicólgo Erich Fromm imperdível. Sua leitura de um mundo capitalista e consumista: “é o esvaziamento total do indivíduo, material e espiritual”. Com posições um tanto quanto radicais, mas compreendida no contexto em que viviu de extremos, ele propõe a compreensão e a análise do ter e do ser, baseando-se em conceitos filosóficos, poéticos, sociais e psicológicos. Ajuda você a compreender o que é sua escolha e o que lhe é imposto pela sociedade e sua estrutura capitalista. Para pensar!

O HOMEM À PROCURA DE SI MESMO
É um livro que só dá para ler se você estiver bem emocionalmente. É duro, é existencialista, é profundo. Rollo May fala da insegurança que vivemos nos dias atuais, mas traz à reflexão a “fonte de energia que se encontra dentro de nós mesmos” para superar. Para ele, só através do conhecimento de si mesmo obtemos a verdadeira liberdade e coragem.

EM BUSCA DE SENTIDO
O psiquiatra austríaco, Viktor E. Frankl, fundador da Logoterapia e sobrevivente do holocausto, faz suas análise a partir da experiência em Auschwitz, observando que “inerente ao sofrimento, há uma conquista… interior”. Didaticamente, ele sequencia o sofrimento, as diferentes reações e aplicação do logoterapia como técnica de superação. Dá para aplicar muito bem em nós mesmos, pois “cada uma sabe a dor e a delícia de ser o que é” (Caetano Veloso).

UM SENTIDO PARA A VIDA
Mais uma obra muito interessante de Frankl. Tema atual em que buscamos incessantemente um sentido para a vida, mas estamos inseridos numa sociedade que a despersonaliza. O psiquiatra levanta a bandeira da dimensão humana (re)criando o fio condutor com o ser humano (a busca de um significado, o sentido da vida e a liberdade do querer). Leitura árdua, mas cheia de vitalidade.

O psiquiatra Viktor E. Frankl

O CICLO DA AUTO-SABOTAGEM
Stanley Rosner e Patricia Hermes escreveram um livro leve e prático, bem ao estilo de auto-ajuda mesmo. Mas sabe o que é bom nele? Vai direto ao ponto. O que vc vem sabotando? Você mesma, seu casamento, a educação de seus filhos, o seu trabalho? Ao final, soluções para viver melhor.

A RECEITA DE JESUS PARA UMA VIDA MAIS FELIZ
Este livro eu ganhei de presente de uma grande amiga que, ao atravessar um vale escuro em sua vida, conseguiu se refazer e se reenguer pela fé. Admiro pessoas que são fortes e põem a luta como alimento para viver. Uma guerreira, que encontrou a alegria de viver e amar ao próximo pelos exemplos bíblicos. A obra relaciona sentimentos e experiências com trechos da Bíblia, do velho ao novo testamento. Vários escritores assinam este livro. Se você ficou interessada, a editora é Thomas Nelson Brasil.

UMA HISTÓRIA DE PERDÃO E CURA
Eu gostei muito desse livro porque é uma autobiografia de uma mulher que teve uma vida infernal, cheia de dores e perdas, inclusive dois abortos. Sua fala direta e honesta surpeende e o mais extraordinário, sua capacidade de superação. Stormie Omartian foi uma menina que viveu muitas agressões físicas e verbais da mãe psicologicamente doente. Ela teve uma vida adulta recheada de excessos e medos, mas, pela fé, reencontrou o sentido da vida, superou o medo e o pânico (síndrome) e refez suas relações afetivas. Ao tomar, ela própria, as rédias de si, abandonou uma vida fracassada e infeliz, por um vida consciente e senhora de si mesma. Eu não sou evangélica, mas o livro vale pela história de superação. Não tenha preconceitos e pudores, vale muuuuuuito a leitura.

Anúncios

»

  1. Todos nós atravessamos os vales escuros. As vezes, uma boa leitura pode servir como luz e como bússola para prosseguirmos a nossa jornada. Uma ótima forma de ajudar um amigo em crise e/ou sofrimento é apresentar para eles livros e pessoas que compreendem bem o que estão passando e possam auxiliá-lo.
    um grande beijo,
    Mara

  2. Pingback: Por uma vida melhor | Encontro de Amigas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s