Vestidos versáteis para casar

Padrão

Hoje eu acordei com vontade de casar, mas como já casei e amo festas (!!!), fiquei pensando como este momento é especial para uma mulher. É um ritual de transição em que deixamos o status de solteira para ganhar o estado civil de casada. É uma ruptura de uma estrutura familiar para a construção de uma nova família, com ou sem filhos.

A gente observa isso em qualquer cultura, seja ocidental ou oriental, seja moderna ou primitiva. Em todas elas, a noiva tem seu dia de rainha e seus sonhos projetados numa roupa e numa festa única. Torço sempre para que tudo dê certo. Por isso, faça ponto parágrafo na roupa, ok?
Mas como os dias de hoje exigem praticidade e pé no chão, veio a pauta “Vestidos versáteis para Casar” pois, como sabemos, casar é muito caro. Na verdade, eu acho que o investimento para a aquisição de um vestido de noiva é tão alto que deveríamos investir numa peça mais versátil, que vá além da cerimônia de casamento e ganhe espaço em eventos sofisticados.

Vestido de noiva da estlista Vera Wang

O meu vestido de casamento, por exemplo, está guardado há quase 15 anos. Dá uma pena! Como ele não é branco, sempre penso eu reutilizá-lo, mas me falta uma mega costureira para fazer alguns acertos.
Comecei a pesquisa por famosas que usaram vestidos incomuns. O resultado é bem interessante e inspirador, principalmente para quem está partindo para o segundo casamento ou é mais madura.
É claro que cada mulher tem sua ideia preconcebida de como gostaria de casar, mas para o post de hoje vou me restringir a vestidos com múltiplas funções, ok? Prometo que até o mês de Maio faço uma matéria sobre vestidos tradicionais. Sem falar que tem uma matéria que estou preparando com a minha cunhada Anna Beatriz Maia sobre convites de casamento que vai ficar bem legal. Aguardem!
Todas as fotos selecionadas são de vestidos que fogem do branco. Começamos, então, pelo vestido marfim com laço e tiara pretos da cantora Pink. A criação da estilista Monique Lhuillier mostra humor e uma ruptura com o óbvio ao inserir o preto. Outra coisa interessante, a saia se desmembra da parte superior da roupa, permitindo novos looks pós-cerimônia. Além do seu casamento, pelo menos mais dois eventos você tem roupa garantida.

A cantora Pink casa com Carey Hart em janeiro de 2006, num resort, na Costa Rica.

Por falar em preto, capturei uma imagem da Sarah Jessica Parker que optou por esta cor dos pés ao cabelo (bem escuro e cacheadíssimo). Em entrevista recente, ela disse que teria sido mais tradicional e que seu filho cobra dela um casamento de princesa. Eu não gostei, mas fica aí uma sugestão para quem quer chocar ou ser irreverente.

Sarah Jessica Parker e Matthew Broderick casam em maio de 1997.

Mas tem um vestido platinado que me deixou de queixo caído. A modelo Cynthia Bailey mostrou ter um gosto sofisticado e esbanja sofisticação e elegância. Além da noiva, toda a família seguiu essa cartela restrita de cores e o resultado foi encantador. Créditos para o designer Rubin Singer.

A modelo Cynthia Bailey e Peter Thomas fazem juras de amor eterno em julho de 2010.

 

A cerimônia foi no Museu de História Natural, em Atlanta.

Para as mais românticas, nem por isso tolas, as cores pastéis estão em voga. A atriz Reese Witherspoon acaba de casar e optou por um vestido tomara que caia rosa baby super meigo. Se ela quiser, pode até emprestar o vestido para a filha na festa dos 15/16 anos.

Tendo como cenário o campo, Reese Witherspoon e Jim Toth se casam (abril de 2011).

No mesmo estilo, com camadas e mais camadas de gaze, a atriz Emily Deschanel disse sim sob um vestido nude polêmico, mas inegavelmente original. Não é um vestido para usar em várias ocasiões?

Em setembro de 2010, a atriz Emily Deschanel se une ao ator David Hornsby.

E por mais que falem mal dela, a mulher do príncipe Charles, Camilla Parker Bowles, mostrou bom gosto e senso prático ao casar com um vestido creme de chiffon sob um casaco marfim de seda, do estilista Robinson Valentine. Dois anos depois, em 2007, ela volta a usá-lo, porém repaginado, para um evento social. Tratada com desdém pela imprensa que chamou seu vestido de bizarro, pareceu-me que, para uma senhora de 58 anos e divorciada, ele fez uma escolha apropriada.

Camilla Parker Bowles casa, em 2005, com o príncipe Charles.

 

Seu vestido de casamento repaginado para um evento social.

Outra roupa que trouxe discórdia foi o vestido da cantora e estilista Gwen Stefani, que teve seu momento de crucificação logo no dia do seu casamento. Nem mesmo a assinatura de John Galliano/Dior serviu para apaziguar a polêmica. O vestido tem a parte superior em branco e sua saia segue um degradê rosa.

Gwen Stefani diz SIM para Gavin Rossdale, em 2002.

Se você gosta de simplicidade e acha que roupa para casar pode também ser usada tranquilamente em outras ocasiões sem mais nada para acrescentar ou reformar, sua inspiração pode ser a atriz Julliane Moore. No seu casamento íntimo, ela vestiu um Prada lilás, com forro verde claro e apliques nesta cor, com formas muito simples. Arrematou o visual com sandálias, bolsa e gigantescos brincos verdes.

Julianne Moore casa com Bart Freundlich em companhia dos filhos, em 2003.

Seguem mais algumas fotos para servir de referência e/ou inspiração que peguei no site wedding-pictures.onewed.com/.

Vocês gostaram? Sentiram vontade de casar? Que estilo agradou mais? Comente conosco!

Um ótimo final de semana para vocês!
Mara Maia

»

  1. Muito legal esse post, Mara….falar em casamento me emociona…..só de lembrar do meu casamento!!!! 🙂 Foi simples, lindo e perfeito… e, falando em vestido de casamento, incrível com a gente se sente uma rainha quando coloca o vestido… eita….é muita emoção e felicidade… adorei no dia do casamento qd o meu amor disse: “Nossa, vc está linda, meu amor!!!!” ….nessa hora eu fui nas nuvens… kkkkkkk…..
    beijos

  2. Oi Mara. Adorei a matéria. Também AMO casamentos. O meu também foi muito legal e guardo as fotos com o maior carinho. Quanto ao vestido, realmente acho que se deve pensar muito bem. Ele deve, sobretudo, ser adequado ao tipo fisico da pessoa e à sua personalidade para que ela se sinta bem consigo mesma neste dia tão especial. Beijos!

    • Olha, Aninha, se eu pudesse casaria todos os anos. hahahaha. Só para viver todo aquele burburinho dos preparatórios, testes e mais testes de roupa. Eu vivi isso intensamente e, assim como vc, amei o ritual.
      De fato, o corpo deveria ser um critério de seleção embora, na prática, o imaginário se sobrepõe ao espelho. O vestido da Julianne Moore, por exemplo, em nada valorizou seu corpo, mas o sorriso dela mostra uma mulher super feliz, né?
      Vc gostaria de mandar uma foto sua do casamento? Vou fazer um post especial só das minhas leitoras/noivas. Manda, vai? 😉
      um super beijo com muito saudade,
      Mara

  3. Mara, amei o post e agradeço por dedicar a mim e às demais solteiras da família..afinal a esperança é a última que morre..rsrsrs….Adoro o estilo romântica moderna, acho que combina mais comigo. Concorda?
    bjs!!!!

  4. Amei essa materia…qndo vc for escrever sobre a dificuldade de escolher um vestido de noiva me convide!!! kkk
    Enfim, para acabar com a indecisao… nao serei versatil… terei dois vestidos msmo…um romantico para a hora do SIM e outro p libertar minhas pernas p poder dancar a noite inteira!!! Os dois criados por mim e materializados pela fada madrinha dos tecidos, Anne (depois te falo dela). bjim.

    • Boa pauta, Vê!!!! Já sem com quem vou conversar.
      Sorte sua poder ter dois vestidos. E sabe o que eu observei com este post? Só tem românticas nessa família, né? Ainda bem.
      beijocas,
      mara

  5. Infelizmente só agora pude comentar o post.
    Amei a matéria, pois o que mais gosto em casamentos é poder observar bem as roupas de cada pessoa e lógico, o vestido da noiva! Poder ter possibilidade de vestidos que possam ser usados depois é ótimo, pois assim podemos sentir o gostinho do casamento em um outro momento por esta peça tão marcante que pode tomar várias formas.
    Bem, eu gosto de modelos mais apertados na cintura que definam melhor o corpo e valorizem o busto. Por isso espero estar mageeerríma no meu casamento e com o marido rico, para bancar o luxo da festa. Adoooooooro festas!!!!!

  6. Pingback: Aonde vou casar? « Encontro de Amigas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s