Organize sua vida

Padrão


Eu sempre ouço as pessoas reclamando da falta de tempo. E sem tempo, como fazemos as coisas e cumprimos nossos compromissos e metas? O dia dura 24 horas e isso não dá para mudar, mas podemos modificar alguns hábitos e inserir técnicas que façam o dia “render” melhor, nos dando mais prazer.
Quando conseguimos fazer tudo a que nos propomos, sentimos uma grande satisfação, não é mesmo? Eu tenho um colega que a vida dele é o caos. Por falta de organização, sua vida é um tropeço só. A vida pessoal sofre as consequências. Mesmo não estando no escritório, ele trabalha em casa. E não importa o dia! No sábado, no domingo ou até mesmo nos feriados, ele negligencia a companhia da família com a desculpa de que precisa trabalhar e se debruça sobre o computador. Quando pergunto por ele, a resposta de todas da família é a mesma: “está no computador trabalhando”.

Quando jovem, fiz parte de um grupo de jovens da igreja chamado JUAC (Jovens Universitários Autênticos Cristãos), coordenado pelo padre e psicólogo João Mohana. Um dia, em uma de suas palestras, ele falou uma coisa que ficou registrada por toda a minha vida: “Falta de tempo é desculpa de quem o perdeu por falta de método”. A frase é, na verdade, de autoria do cientista Albert Einstein, mas serve como um mantra para quem busca qualidade na vida.
Então, vamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar, ok? Você vai aprender a administrar seu tempo, tornando-o seu aliado. Darei dicas básicas, mas quem precisa e quer ter métodos mais específicos, vou sugerir livros e cursos onlines, pagos e gratuitos.
Comece sendo honesto consigo mesma e com o próximo. Visualize quanto tempo você dedica a cada setor da sua vida, dividindo em 24 horas. Assim: quantas horas eu me dedico ao meu trabalho? Quantas horas reservo para os estudos? Quanto tempo disponho para ficar com a minha família (namorado, companheiro, filhos, irmãos e pais)? Quanto tempo tenho para os amigos? Quantas horas guardo para mim mesma (sua ginástica, sua beleza, suas orações ou meditações,…)?
Faça um gráfico (tipo uma pizza, lembra?) e aí você visualizará como está vivendo. Você está de acordo com o resultado? Achou justa a sua distribuição para cada área da sua vida? Bem, caso concorde, siga em frente. Caso não, reveja suas prioridades e seus valores para que, futuramente, não lamente.
Formulei 10 dicas para o seu tempo render e um guia básico de livros e cursos onlines sobre o assunto.

Anúncios

Sobre Mara Maia

Sou jornalista de moda, semioticista, casada, mãe, professora, consultora de imagem e cuido da minha casa! Adora conversar, dar festas e mantenho uma visão otimista da vida. Por isso criei este blog, para que seja um canal de comunicação entre nós mulheres que fazemos mil coisas e assumimos dezenas de papéis. Abro esta porta para que você se sinta ouvida e/ou respondida, mas também para você mostrar sua voz e compartilhar suas experiências. Venha, o Encontro de Amigas a aguarda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s