Aonde vou casar?

Padrão


Estamos de volta com o tema casamento. Não é só porque casamento agora é moda com a chegada do badalado casamento do príncipe da Inglaterra e nem porque estamos chegando ao mês de Maio, chamado de mês das noivas. Mas por eu ter observado que é um assunto que as leitoras curtem muito. E que bom! Eu também adoro o tema.
No post de hoje, vamos conversar sobre tipos de cerimônias e sugerir roupas adequadas para cada local e horário. As opções incluem as noivas de primeira, segunda, terceira… viagem. É sempre bom lembrar que muitas já passaram pela experiência. Agora, ou estão se preparando para casar com um novo companheiro, ou querem apenas uma cerimônia para selar a união (5 anos, 10 anos, 15 anos,…).

Igreja pela manhã:
O vestido de noiva para este horário pode ser mais simples, sem grandes ostentações de pedrarias, não necessariamente tão longo e, de preferência, sem brilhos. Vale algo discreto, romântico e prático. Prefira tecidos leves (musselina, renda, linho e shantung de seda) e bordados delicados e foscos. Quanto à cor do tecido, tente manter-se numa cartela neutra e pastel. O salto do sapato pode ser médio e este acessório pode vir revestido de tecido e/ou da cor do vestido.

Os acessórios devem ser simples e discretos (tamanhos: pequeno e médio). A tiara pode ser bordada com flores naturais, mas devem seguir a mesma cartela de cores do buquê. Luvas? Só se achar necessário. Chapéu? Polêmico. Eu, pessoalmente, não o acho adequado para local fechado, pois cria sombra sobre o rosto da noiva. E dependendo da largura, muitos convidados não vão conseguir ver suas expressões faciais e outras coisitas mais.

Lembrando: em que estação será a celebração? Outono/Inverno ou Primavera/Verão? Em meses de temperaturas baixas, vale usar mangas e tecidos mais encorpados. No calor, a leveza do look é pura elegância e frescor.

Igreja no final da tarde
Eu acho esse horário muito legal porque ainda há luz natural, mas o calor está ameno. Eu casei no final de uma tarde de setembro, com uma brisa gostosa e meus convidados não sofreram com o calor.

Mas aqui requer um jogo de cintura porque a cerimônia começa com o sol e termina com a lua (se tiver!) ou com luzes artificiais. Os tecidos já podem ter um pouco de brilho, como um zibeline. Os bordados podem brincar com o tecido, se um for fosco o outro pode ter brilho, criando nuances de luz. O resultado pode ser bem interessante.

Quanto ao cumprimento, deve ser longo ou um pouco mais curto na frente – mostrando a ponta dos sapatos – e longo atrás (o próprio vestido forma uma discreta calda). A cartela de cores ainda é restrita, como no casamento pela manhã. Caso goste muito, estampa floral discreta pode ser uma alternativa.
Sapatos de altura média e saltos mais finos são bem vindos. O conforto prevalece! Luvas podem ser opcionais, desde que seus braços não sejam curtos ou roliços! Se sim, esqueça.
Os acessórios, como brinco e colar, ainda são discretos, como pérolas. Véu é gosto, ok?

Igreja à noite:
Glamour, glamour, glamour. Longo, longo, longo. Brilho, brilho, brilho. Prepare o bolso porque você e sua roupa devem estar à altura do horário. A vantagem aqui é que você pode ousar bastante tanto no modelo da roupa quanto nos seus acessórios. O barroco ganha status de sofisticação.  Se você é clássica, invista na modelagem e em tecido, como tafetá, shantung e cetim. Os acessórios podem ser pesados e ricamente trabalhados. Vale até uma dramatização, tipo espetáculo de teatro.

Campo:
Bucólico e singelo são as palavras que definem eventos em locais assim. É importante que tenha tendas, caso chova. A roupa da noiva deve estar em harmonia com o local, isto é, bela e suave. O branco e as cores pastéis são bem vindos. Lembram da atriz Reese Witherspoon? Ela casou numa fazenda e estava tão meiguinha, não?

Praia:
Eu acho o lugar lindo, mas pouco funcional. O ideal é uma cerimônia bem informal mesmo. É tanta areia, tanto vento e tanto sol. Bem, pelo menos as fotos vão ficar liiiindas porque a decoração é uma bênção de Deus, é a própria natureza. Ah, faça figa ou negocie com São Pedro para não chover!!!

Agora, vamos pôr o pé no chão, se possível. A areia faz nossos sapatos de salto afundarem, então avise seus convidados para irem com sapatos sem salto. O vento forte leva os grãos de areia para nossos cabelos, roupas e bolsas. Investir em uma escova é tolice. Maquiagem, desnecessária.
Outra coisa importante: veja a maré!!! Vi um casamento na internet que parou porque a água avançou, molhando todos. Um horror! Um desastre.

Ah, sua roupa! Sim, simples. O ideal é que não seja muito longa para não brigar com os grãos de areia e nem tão fluido para não seguir os ventos. Abaixo do joelho é de ótimo tamanho, né? Branco é a cor perfeita em materiais tipo musselina e organza.

Resort:
Pela praticidade, excelente infra-estrutura e beleza, pode ser uma ótima opção. Os convidados são também hóspedes. Então, enquanto os noivos estão nos preparativos (massagens, banhos, maquiagens e trocas de roupas), os amigos estão curtindo os serviços do hotel.
Uma ótima opção é o resort Bourbon Atibaia. Além de ser all inclusive, tem uma mega infra de lazer para crianças e adultos. Acrescente ainda um salão de beleza e um SPA da L’Occitane.
E a grande surpresa: tem uma bucólica igrejinha! Ela é simples e linda, com capacidade para 60 pessoas. Eu prometi para mim mesma que o meu próximo casamento será lá!

O vestido da noiva aqui pode seguir as mesmas sugestões para casar na Igreja. Caso opte por um resort praiano, seu vestido pode ser mais despojado, como no item opções de vestidos para a praia.

Buffet:
A vantagem aqui é fazer uma festa ecumênica sofisticada. Fui a um casamento em que a noiva era católica e o noivo, judeu. O local neutro deixou as famílias e amigos à vontade. Não vou falar neste post de decoração, mas é importante ressaltar que a forma como você vai decorar o ambiente, determinará a roupa que irá vestir ou vice-versa. Aqui também o “teatro” é bem vindo.

Casa:
Estamos falando de casa grande e com quintal, né? Não se esqueça de instalar tendas porque a chuva pode estragar tudo. A sua roupa pode e deve ser muito simples e informal.  Vale o cumprimento logo abaixo do joelho e, se for à noite, até o pé. Veja opções para as românticas e para as práticas.

Cartório:
Um terninho de cor neutra e pastel é muito elegante e apropriado. Ou um tailleur. Ou, ainda, um vestidinho discreto e casual.

Links relacionados ao tema:
Vestidos versáteis para casar
Dicas espertas para casar
O vestido ideal X Corpo

»

  1. Adorei a primeira opção de vestido para casar na “Igreja à noite”*.
    Mas tenho uma dúvida, será que para as baixinhas esse modelo seria favorável também?
    Ou é melhor vestidos com a parte de baixo (da cintura) mais solta?

    E mais uma vez, adorei o post.

    • Danni, o primeiro vestido de casamento à noite é realmente lindo, mas não para nós. Acabo de postar uma matéria sobre o vestido ideal para cada tipo de corpo (tem o item mulheres baixinhas). Dá uma olhada e veja se as sugestões que dou a agrada!
      Muito obrigada pela visita. Fiquei super feliz.
      beijos,
      Mara

  2. Mara…. quando puderes, por favor, faz um post com dicas de roupas para os convidados também!!! 🙂 Sempre fico em dúvida que roupa usar em casamento! Dia e noite… 🙂 beijos

  3. Boa-noite!
    Irei me casar pela segunda vez,estou perdidinha, o tempo está correndo e não consigo fazer nada até agora.Tenho 53 anos, estou com sobrepeso.Pretendemos casar de manhã no civil, logo em seguida serviremos um almoço aos convidados(filhos) e alguns amigos íntimos.Até agora nem um modelo de vestido me agradou, nenhum sapato,nada neste momento me agrada, estou entrando em parafusos!! por favor me ajudem, tenho pouca grana, mas gostaria de fazer uma coisa bonita dentro das minhas condições. Obrigada Ivone

  4. Boa noite, Ivone, tudo bem?
    Terei o maior prazer em auxiliá-la. Taí um evento que amo e acho emocionante. Toda mulher merece uma celebração dessa na vida.
    Bem, antes, preciso que vc me dê algumas informações. São elas:
    Aonde vc vai casar? Vai ser no próprio cartório? Será numa residência? Num buffet?
    O almoço será na sua casa? No sistema informal – americano (cada um se serve) – ou a la carte (garçons servindo os convidados na mesa)?
    Qual o formato do seu corpo (triângulo, triângulo invertido, oval, retângulo, ampulheta, oito, redondo)? Conforme seu biotipo, há opções específicas para sugerir.
    Quando será seu casamento? Caso more em Sampa, por ser inverno, terei que sugerir peças que esquentem, ok?
    Se você tem pouca grana e sendo uma cerimônia simples realizada pela manhã, vale mais a pena visitar boas lojas comuns, do que lojas de vestidos de noiva. A roupa será reaproveitada em outras ocasiões e o investimento valerá. Não sugiro alugar porque incidentes ocorrem e a taxa de seguro da peça é muito alta.
    Não precisa ser branco! Dê uma olhada em vestidos ou tailleurs de cores neutras e nudes. Ou, caso aprecie, vestidos florais delicados, feitos de tecidos fluidos.
    Aguardo seu dados! E não se estresse. Tudo dará certo.
    beijos,
    Mara

    • Boa-tarde, Mara!
      Graças a DEUS, estou bem, melhor ler palavras de ânimo, amigável
      Obrigada por me atender:
      Casaremos pela manhã no próprio cartório, a seguir pretendo servir um almoço, pois os familiares dele moram em outra cidade,assim não me preocuparei com jantar Moramos no interior de S.P, onde o clima é muito quente.Tenho um amigo que irá me favorecer fazendo um preço camarada uma área de lazer por sinal muito bonita.Como existe aparadores nesse ambiente, só contratrei garçons para servir as bebidas.Pretendemos nos casar no final de agosto(incerto)O divórcio dele está em trâmite.Vou postar pra voce minhas medidas certas.Estamos em comum acordo qto as cores,é o que está em mente Sou morena, floridos vai ficar bem?.Êle usará terno e gravata, será necessário que eu use longo? eu devo usar bouquê? Êle tem uma deficiência na perna direita, devido a isso,êle não quer cumprimentar os convidados mesa á mesa, o que vc nos sugere?preciso dar aos convidados lembrançinhas? Êle tem 5 filhos, + genros, noras, como devo proceder com êles á entrada do salão? Tenho um único filho e um norinha, o que vc sugere referente á êles?.Como gosto de cozinhar sou elogiada por isso, pretendo servir alguns pratos feitos por mim mesma,por ex: frangos desossados recheados assados o mesmo fica como medalhão.De carne vermelha o churrasco cairá bem?
      Mara, deculpe-me mas só de falar com vc me sinto segura, vou tirar proveito de tudo que vc me sugirir,posso te considerar uma amiga!!
      Tenha um ótimo começo de semana,
      Fk com DEUS
      BJOS!!
      IVONE

  5. Imagine, Ivone! A proposta do Encontro de Amigos é receber, ouvir, compartilhar. Sempre que quiser conversar, estamos aqui.
    Bem, como a cerimônia será no cartório, pela manhã, a roupa deve/pode ser simples. Um belo vestido de seda é bem vindo e pode ser floral, sim. Desde que sejam pequenas e discretas. Mantenha um tecido de boa qualidade e nobreza para acompanhar bem o terno do seu companheiro. Não precisa ser uma roupa comprida. Na altura do joelho é bem elegante.
    Você disse que pretende preparar a comida. Veja bem a disposição de tempo! O dia anterior ao casamento deve ser reservado para a noiva se cuidar: fazer pé e mão, massagem, cabelo, chegar as coisas. E, no dia, você só deve se preocupar consigo mesma. E já é uma grande tarefa, acredite!
    Se você faz questão de preparar a comida, tenha pelo menos uma pessoa para monitorar a temperatura da comida, reposição dos pratos. Disponibilizar e arrumar a mesa do bolo. Acho que vc ficará mais tranquila tendo alguém para fazer isso, vc não acha?
    Quanto aos pratos, acho churrasco informal demais. Sem falar na fumaça que impregna em nossas roupas. Pratos mais elaborados são mais adequados para a ocasião
    Ivone, não se esqueça da maquiagem! Vale investir num profissional para ficar bem nas fotos, né?
    Quanto a data do seu casamento, é sempre bom ter um definitiva para que os convidados se programem, mesmo sendo parentes. Avalie se o mês de Setembro é uma boa opção, por exemplo.
    Quanto a deficiência do seu companheiro, se todos sabem, todos compreenderão. Solicite, gentilmente, que as pessoas os cumprimentem na mesa de vcs.
    Quanto ao buquê, não é necessário. Vc usa se quiser. Assim como as lembrancinhas. A cerimônia é simples e informal. Não há necessidade de dar lembrancinhas.
    Bem, agora fico aguardando suas medidas para poder lhe sugerir alguns modelos de roupas, ok?
    Um grande beijo e uma ótima semana para vc e seus familiares.
    Mara

  6. Mara,hj fui ver um conjunto ma-ra-vi-lho-so!!
    A blusa é de seda, florido, um rosa bem discreto, um belo modelo,a saia fazendo contraste com o fundo da blusa, me senti uma princesa,como é uma boutique caríssima, apenas vou tirar modelo, comprar um tecido idêntico, ou que se aproxima, isto deverá sair um custo bem menor! Por sorte conheço a costureira que faz acertos desta boutique!Quando eu disse que vou preparar os pratos, pretendo fazer antes e congelar.Sim, tenho uma pessoa que tomará conta de td para mim,nas demais atividades, desde arrumação do salão, pratos, doces, enfim td que for necessário. Como vc disse, nesse dia, não terei tempo pra nada.Sim, vou contratar um profissional para cabelos, maquiagem, afinal esse é um dia muito importante para mim quero estar linda, descansada.Vou te adiantando que meu biotipo estou mais para oito com as medidas grandes Mas vou deixar as medidas certinhas.O churrasco preparado por um profissional não é recomendado então, fica muito informal? Mara esta noite só dormi das 5;30 até as 7;40 da manhã estou muito anciosa.
    Obrigada
    Fk com DEUS
    BJOS
    IVONE

    • Oi, Ivone! Fico feliz que as coisas estejam bem encaminhadas!
      Ter encontrado o roupa para a cerimônia é, sem dúvida, um grande alívio e um estresse a menos.
      Se vc quiser, por questão de privacidade sua, mande-me seus dados para o meu email (maramaia@uol.com.br). Daí, enviarei as observações, ok?
      Aguardo!
      beijos,
      Mara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s