Vera Arruda, feliz aniversário!

Padrão


Vocês sabiam que hoje a estilista Vera Arruda faria 45 anos? Ela nasceu em Palmeira dos Índios, a 130 km de Maceió (AL). Sua morte prematura rompeu um trabalho original com muita personalidade.

Sem dúvida, uma das primeiras estilistas a ter coragem de assumir o artesanato brasileiro como riqueza estética e cultural. São roupas floridas, com uma pegada romântica e sensual.

A super-bela alçou voo ao vencer o concurso de miss Alagoas, aos 18 anos. Ao chamar a atenção com sua beleza, soube agregar valor com o seu talento em usar as mãos de fada para criar bijouterias originais.

Aos 31 anos veio morar em São Paulo para investir na carreira de estilista. No ano seguinte participou do Phytoervas Fashion Alwards, sendo escolhida a melhor estilista do evento. A premiação abriu as portas para novas conquistas profissionais, como um curso no Studio Berçot, em Paris, e trabalhos para a Ellus e Rosa Chá.

Mas sabe o que ela gostava mesmo de fazer? Patchwork. Suas roupas incorporaram essa técnica com muitos tecidos nobres, bordados, pedrarias e estampas florais. Chamou a atenção de artistas que até hoje usam suas roupas atemporais. Diga-se de passagem, nunca esteve tão atual como agora, né? Recentemente, a apresentadora Adriane Galisteu usou um vestidinho de crochê curtinho numa festa de aniversário. E, se observarem bem, a Eliane tem usada com bastante frequência acessórios (colares e pulseiras) da estilista.

Bem, o Encontro de Amigas faz essa homenagem a uma mulher guerreira e visionária, que via no nosso artesanato uma riqueza sem fim e um orgulho corajoso em transformá-lo em roupa e arte. Desfez caricaturas e estereótipos grosseiros sobre o artesanato nordestino, mostrando sua riqueza, seu potencial, sua beleza e sua doçura.

Crédito: Regina Silveira

Vera partiu, prematuramente, aos 38 anos, vítima de um câncer. Mas sua obra permanece!

Feliz aniversário!

Mara Maia

»

  1. Olá, Regina, tudo bem? Será um prazer conversar com vc! Meu email é maramaia@uol.com.br.
    Prestar uma homenagem à Vera Arruda foi gratificante. Eu a considero uma estilista atemporal e, mesmo com sua morte, acredito que os profissionais da moda devem sempre pontuar sua contribuição ao setor.
    Um grande abraço,
    Mara

  2. Olá Mara !!! Fiquei feliz ao ver o seu post sobre a Vera Arruda, legal !!! sou uma simples bordadeira é tiver o prazer de borda para a vera uma grande mulher de uma foça imensa sinto muita saudades dela.

    • Oi, Lívia, prazer conhecê-la!
      Eu admirava muito o trabalho da Vera Arruda e lamento que não tenham conseguido dar sequência. Mas ela era única, não é mesmo?
      Você ainda borda, Lívia?
      beijos,
      Mara Maia, jornalista do blog ENCONTRO DE AMIGAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s