O universo musical: sites e aplicativos

Padrão

Vocês gostam de música? A vida de vocês tem trilha sonora? Eu gosto tanto de música que cada livro que leio, monto um playlist. Assim, um ajuda o outro: uma canção dessa lista me remete a um trecho do livro e vice-versa. A mesma coisa eu fiz quando escrevi minha dissertação: do começo ao fim ouvindo somente Keane.

O momento mais emocionante que vivi foi ter a Laís. Gravei 3 CDs e entreguei para o centro cirúrgico. O parto ganhou uma trilha sonora com músicas dos anos 70 ao início do século XXI. Até a equipe médica cantava e relatava suas histórias com um super alto astral. Foi muito divertido e emocionante. Laís nasceu ao som de Beth Gibbons (Misteries).

A música também participa dos momentos dolorosos da minha vida. Quando o chão se abriu, há algum tempo atrás, e eu tombei, eu ouvia muito Amy Winehouse (nossa, falar isso hoje soa estranho). Mas as canções me ajudaram a me reerguer. A emoção não volta, mas o registro fica. Hoje to curtindo muito Arctic Monkeys porque o humor me dá leveza.

Aqui em casa são mais de 4 mil CDs porque casei com um jornalista colecionador. Fora os discos de vinil e a fitas cassetes! Então, como vocês podem observar, a música faz parte do nosso viver.

Bom, andei atrás de novidades para o iPad e acabei me deparando com um mundo musical fascinante. Para quem gosta, segue uma pequena lista de sites e aplicativos para computador e iPad:

Vou começar com o site da BBC Radio. Não é nenhuma novidade, mas vale lembrar que eles oferecem várias rádios onlines gratuitamente. Você clica na que toca o estilo de música que você curte. Ele informa – com foto do cantor – o que você está ouvindo e a próxima canção. Sem falar que acaba sendo uma aula de inglês gratuita!

O Hype Machine reúne as postagens de blogueiros apaixonados por música. Ao acessar o site, você encontra uma lista de matérias/músicas publicadas. Daí é só clicar e ver as novidades. É para pessoas curiosas, interessadas em saber mais e compartilhar. Fazendo essa matéria, descobri uma banda muito legal chamada Beirut!

No Genre Music você baixa as músicas apresentadas. O layout do site é clean, facilitando muito a navegação. De cara amei porque tem uma foto/matéria com a Björk (ah, ela fazia parte do meu playlist quando eu morava em Londres), disponibilizando a música “Virus”, do seu mais recente cd.

O Captain Crawl disponibiliza as músicas e facilita nosso trabalho ao classificar os estilos. Separa o material – indexado de blogs e sites de música – conforme seu interesse: ler ou ouvir. Quando acessei, vários itens não estavam funcionando o que me deixou com uma impressão ruim. Quem sabe dias melhores virão!

Altered Zones é um site muito interessante. Oferece vídeos e notícias de outros sites musicais. No item Guest Post, por exemplo, eles informam que, no mês passado, a Biblioteca do Congresso (EUA) lançou o National Jukebox, um arquivo online com mais de 10 mil canções gravadas antes de 1925. E para quem tem tempo e dinheiro, o item Events disponibiliza dados sofre os festivais que acontecem no mundo.

Tem um programa muito bacana que flui somente no iPad chamado Aweditorium que apresenta um universo (literalmente) musical. Cada canção selecionada é um “micro planeta”.  É uma viagem loooonga em que você permite “se perder” para conhecer e aprender.

Por fim, a sugestão é o site Stereomood. Inclusive fiz um post no domingo sobre esse site. Você seleciona uma palavra-emoção e ele lhe fornece um playlist relacionado. Achei legal. Sabe quando você quer ouvir algo, mas não sabe exatamente o que e não tá com ânimo para procurar? Esse site resolve esse momento da sua vida;-).

»

    • Nossa, que legal receber sua visita! Fiquei realmente feliz em saber que além-mar o meu texto chega e agrada. E fico surpreendentemente feliz em receber uma mensagem de um homem.
      Visitei seu blog e ele é bem informativo e atualizado. Parabéns! Irei sempre visitá-lo.
      Grata.
      Um grande abraço,
      Mara

  1. Obrigada, Su! Receber mensagens como a sua me deixam muito feliz. É muito bom saber que têm pessoas que, gentilmente, nos recebem e que nossas palavras são bem vindas.
    Muito obrigada!
    beijos,
    Mara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s