Quais são as cores dos sentimentos?

Padrão

Embora a cor seja uma percepção visual, ela é um elemento cultural que desperta diversas emoções e apresenta diferentes significados. Para a psicologia, ela está relacionada aos sentimentos e suas manifestações.

Bem, a mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Carla de Bona, tá com uma pesquisa curiosa e um projeto ousado: criar um mosaico com as cores do amor. Você visita o site dela, Color of Love, seleciona a cor que você acha que representa o amor e explica. Atualmente tem 3350 colaboradores, gerando um imenso mosaico online. O objetivo da sua pesquisa é estabelecer a relação entre cor e percepção. Pelo número de respostas, é possível observar que a cor está muito mais relacionada a experiência (boa ou ruim) vivida por cada um do que uma imposição cultural.

Com uma leitura pessoal sobre os sentimentos, o fotógrafo português Raul Alexandre montou uma exposição com o tema “A cor dos sentimentos”. Ele dá cor para a saudade, para o amor, para a alegria, para a amizade e para a loucura. Clique o vídeo e confira as fotografias:

Os poetas e compositores fazem uma leitura muito particular, seja por convenção ou por ruptura das regras, lá estão os sentimentos expressos e definidos por cores. O músico Cazuza escreveu a letra da canção “Qual a cor do amor“, em 1989, que diz:
Depois a cor
O amor tem cor?
Cada amor tem uma cor
Cada beijo tem uma cor
Cor de caramelo doce
Cor de madrugada fria

Encontrei um texto bem interessante intitulado “Cor e sentimentos”, extraído do livro “Psicologia da Cor”, de Eva Heller. Ela explica como os efeitos que as cores produzem, porque uma cor é considerada fria, a empatia com as cores, a diferença entre percepção cultural e afetiva. São nove páginas de boas informações explicadas de forma simples e direta.

Para quem quer inserir esse universo de cores e afetos para seus filhos pequenos, seguem duas indicações de livros:

Qual é a cor do amor?, de Linda Strachan (Ed. Brinque-Book) = livro indicado para crianças na faixa etária de 4 a 7 anos. O personagem principal, um elefante, quer saber qual é a cor do amor e vai a busca de respostas. Livro bem fofinho mesmo.

Le Magicien des Couleurs”, de Arnold Lobel (Ed. L’école des Loisirs). O conto fala de uma época em que o mundo não tinha cores e um mágico as foi inserindo conforme os sentimentos e as reações das pessoas.

E para vocês, quais as cores dos seus sentimentos?

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s