Cosméticos x saúde

Padrão

Gente, eu curto cosméticos e maquiagem, mas sei que muitos desses produtos possuem ingredientes que são maléficos à saúde. Quando vou comprar perfumes, produtos para o cabelo, maquiagens e cosméticos, leio o item INGREDIENTES para me certificar de que não estou expondo a mim e a minha família a componentes químicos que desencadeiam doenças cruéis, como câncer, doenças respiratórias e neurológicas.

Vocês já observaram que essas informações vêm em letras minúsculas? Pois é, acho errado, mas encontrei uma solução prática: ando com uma lupa na minha bolsa SEMPRE.

Bom, queria pedir a vocês atenção com alguns ingredientes que estão sob suspeita por apresentarem relação de seu uso com o surgimento de doenças graves.

  1. Mercúrio, também chamado de Thimerosal nos rótulos dos produtos. Ele pode estar presente em colírios, pomadas e desodorantes.
  2. Acetado de chumbo, muito freqüente em tinturas de cabelo e em produtos de limpeza;
  3. Formaldeído e Tolueno, usados em produtos para as unhas;
  4. Petroquímica é encontrada em muitos produtos de relaxamento para cabelo, shampoos, perfumes, rímel, base, batom e protetor labial;
  5. Alcatrão de Carvão usado em xampus anti-caspa, cremes para coceiras e em tinturas de cabelo;
  6. Placenta pode ser encontrada em produtos de relaxamento para cabelos, hidratantes e tonalizantes;
  7. Phthalates encontrado em produtos de unha, fragrâncias e spray de cabelo.

Vale ressaltar que nem sempre um produto classificado/comercializado como NATURAL significa que ele é seguro. Muitos deles contêm ingredientes maléficos para a saúde. Outra coisa, você pode pensar ou ter ouvido dizer que a quantidade desses produtos é muito baixa. Pode até ser, mas o problema é que eles são acumulativos no organismo.

Também não podemos acreditar que os institutos governamentais de fiscalização e liberação de produtos são 100% seguros, pois o lobby das indústrias farmacêuticas e de cosméticos é maior do que a ética, infelizmente. Basta vermos quantos produtos foram usados e vendidos no mercado e, após anos, tiveram que ser retiramos por não serem seguros ou, de fato, fazerem mal para a saúde.

Depois faço um post com outros produtos perigosos para o nosso organismo para que você esteja ciente e faça suas escolhas à vontade. Uma sugestão que dou (e faço): ande com a lista de ingredientes que não devem constar nos produtos, isso vai facilitar muito na sua seleção.

Fonte: Cosmetic Safety

Anúncios

»

  1. Terrivel, hein, amiga?
    Como estamos expostos e desprotegidos,,, porque pagamos tantos impostos e não termos nenhuma fiscalização, nossos esmaltes são proibidos serem vendidos foram do Brasil .
    Ninguem se envolve com grandes industrias, muito menos com pequenas.
    Obrigada, Mara por avisar mais uma vez sobre esses perigos que pouco sabemos.
    abraço, Elcy

    • Elcy, vc tem toda razão! Por isso que a maior ferramenta que temos é a informação. E muitos blogs são independentes, podendo trazer a debate questões tão sérias de saúde pública.
      Um grande abraço,
      Mara

  2. recentemente fui diagnosticada minha alergia a thimerosal,esta muito dificil, pois nem todos os produtos da pra ler a sua fórmula letras minusculas,se vcs souberem de produtos que nao contem esse maldito conservante me ajudem por favor.shampoo,condicionador,maquiagem,estou em panico,a coceira do corpo ja foi controlada,mas as dos olhos nao ,vivo em crise.
    Obrigado

    • Oi, Sandra, tudo bem com você?
      As empresa de cosméticos e farmacêuticas colocam em letras minúsculas a informação dos ingredientes dos produtos. Eu uso duas armas contra isso:
      1 – Comprei uma lupa para conseguir ler;
      2 – Se mesmo assim não consigo ler, não compro.
      Vale lembrar que nem todos os produtos que se autointitulam naturais são inofensivos. Muitos deles contêm ingredientes que fazem mal à saúde. Toda atenção é pouca!
      beijos e tenha uma ótima semana!
      Mara Maia, jornalista do blog ENCONTRO DE AMIGAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s