Renda-se ao romântico, ao sexy, ao moderno,…

Padrão

As rendas entraram firme nas coleções Primavera-Verão 2011/2012 das grifes brasileiras, seguindo o que os europeus e norte-americanos vestiram nas estações quentes deste ano. Elas chegam nas lojas com diferentes estilos e leituras, sendo assim, é importante ficar atento se a peça que você quer adquirir dialoga bem com você, com seu discurso, com seu estilo de vida.


A bem da verdade, a renda nunca saiu de moda, como vocês podem conferir nos visuais de Hayden Panettiere e Cameron Diaz, de 2009, e a designer de joias, Pamela Love, em 2010. O que cai em maldição é o tipo de renda. Por exemplo, na década de 90, os fashionistas torciam o nariz para o gripi (guipir), mesmo sendo nobre e caro.
Há ainda os preconceitos. Quando se fala em renda de bilro, muitos pensam – de forma estereotipada – que são trabalhos grosseiros feitos no litoral nordestino. Não! Existem peças fantásticas, com ótimo acabamento, comercializadas, por exemplo, na Daslu. E caras, muito caras!

Pessoalmente, gosto mais quando a renda é um detalhe de uma peça, como a borda de um shortinho de algodão, os punhos ou gola de uma blusa. Aprecio, ainda, quando ela tem um tom romântico ou um toque de anos 70. Este post vai se concentrar somente nos vestidos, ok? Vou fazer outra matéria com blusas e saias de renda, dando dicas de como usá-las e combiná-las com outras peças.

Agora, algumas dicas para não errar:

  • Para não deixar o visual cansativo, jogue uma peça opaca para equilibrar o visual.
  • Jogos de texturas são bem vindos, criando looks criativos e chiques.
  • Cuidado com o total look lace! Envelhecem.

Estilo Moderno
Os acessórios são determinantes para se ter um resultado descolado e moderno. Outra maneira é a renda dialogar com tendências atuais, como a transparência para este Verão.
Alexa Chung modernizou o look com um penteado descolado e um sapato grosso. De romântico pulou para o visual sapeca-moderna.

 A antenadíssima Blake Lively agregou modernidade ao seu visual com a transparência, super em voga nesta estação.

 Na moda de cintos grossos e rústicos (2009), a atriz Cameron Diaz equilibrou romantismo (renda) com modernidade (tendências).

 A apresentadora britânica Caroline Flack deu um resultado rock’n’roll.

 A irmã mais nova das gêmeas-fashion Olsen, Elizabeth usou este vestido (da marca The Row, das suas irmãs) em Cannes. Cheio de frescor e leveza, completado com uma sandália rasteira. Brinca com a transparência, mas não marca o corpo.

Estilo Sexy
Aqui tem que se tomar cuidado para não cruzar a linha e cair no universo da vulgaridade.
 Para equilibrar tanta exposição, a roupa da atriz Carolina Dieckmann não tem decote no busto.

Liv Tyler usa um Stela McCartney com muitas transparências em todo o corpo, mas não ficou vulgar. Sabe por quê? Atitude. Ela tem tanta classe e postura que soube dar sensualidade ao look.

 Roupa polêmica da apresentadora Sabrina Satto. Talvez a postura dela leve o vestido a ser considerado vulgar porque, de fato, nada está a mostra. Apenas é curto demais.

Olha aqui um vestido curtíssimo e cheio de transparência. E Anna Kendrick ficou linda, não? A renda imita pele de bicho, deixando o visual ainda mais sexy.

Tudo a mostra da cintura para baixo, Blake Lively trabalho com o limite. Pessoalmente não gostei, mas ela tem personalidade para segurar o look.

 Sabia que esta foto é de 2009? Pois é, a atriz Hayden Panettiere antecipou uma tendência. Não parece com o vestida da Carolina Dieckmann, com o comprimento da Sabrina Satto?

Estilo Romântico
Romântica não é ser tola. É adotar linhas e formas delicadas e arredondadas. Cintura império ou bem marcada, como nos anos 50.

Brooklyn Decker usa um delicado vestido.

 O site My Wedding Dream o indica para um casamento informal. Mas dá para usar super bem em festinhas e no final do ano. É muito meigo.

O mesmo vestido usado por pessoas de estilo tão diferentes. Olivia Palermo e Zoe Saldana obtêm o mesmo resultado.

A roupa, que dialoga com os anos 20, é bonita e vintage. Atenção! pessoas brancas e loiríssimas não ficam bem com cores pálidas porque há baixo constraste.

Estilo Anos 70
A atriz Sara Jessica Parker usa um Dolce & Gabanne que se remete aos anos de loucura e disco.

Esqueça Alexa! Aqui eu vou falar do look da designer de joias Pamela Love. Bem no estilo “paz e amor”.

Mary-Kate Olsen sabe de divertir com seus looks. Acertou bem! Soube fazer uma ótima leitura de época, sem ser datada.

Estilo Sofisticado
Blake Lively é pura sofisticação.

 Desfile da grife Chanel resort 2011.

Emily Browning queria um visual mais sério e elegante.

Anne Hathaway no tapete vermelho.

O vestido é lindo e sofisticado. Taylor Switf o usou para assistir um desfile de moda nos Estados Unidos. Hummmmmmmm… Eu apenas acho que é um vestido muito sério para uma pessoa de apenas 21 anos.

Renda de crochê
Em geral, mais simples e casual, talvez por isso tenham tanta bossa. Mas vale conferir o trabalho sofisticado da estilista brasileira Helen Rödel!
 Bem anos 60, com com vibrante.

 Belo vestido para usar como saída de praia. Mas observe como o cinto muda o estilo.

Pippa Middliton tem um estilo casual agradável. Ela lança tendências? Não. Mas sabe se vestir legal, como todas nós desejamos, né?

Quando a renda não funciona

Adoro Alexa Chung, mas quando ela erra, tenho que falar também. Esse vestido Chloe parece que pertencia a sua avó. Péssimo, tem ar de naftalina.

 A atriz francesa Clemence Poesy tem apenas 28 anos, mas esse vestido lhe deu mais 20 anos. Olha, renda + mangas bufantes + flores aplicadas = roupa feia. E as cores realmente não ajudaram.

 Já disse que Mary-Kate Olsen adora brincar de vestir roupa. Aqui, mais uma brincadeirinha. Mas babydoll é demais.

Katy Perry misturou muitas informações e o resultado saiu desastroso. Outra coisa: o vestido longo não fica bem pra ela.

 Huuuuuuuuuum… absolutamente Katy Perry não sabe usar roupas de renda. Esse vestido é chiquérrimo e ela o deixou ordinário. Todos os acessórios estão errados.

Crédito das fotos: 17, 26 e 26 são do site Etsy.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s