A comida que emagrece

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Na última edição da revista Boa Forma, a bela Carolina Ferraz, 43 anos, deixa muito claro que estar bela e em forma ocupa um espaço de tempo significativo em sua vida. A disciplina é, sem dúvida, sua maior parceira. Parceria essa muito bem sucedida, pois Carolina deixa muitas mulheres de queixo caído com sua ótima forma. Com 1,72 m, ela mantém com suor e dieta seus 57 kg e medidas enxutíssimas: 83 cm de busto, 68 cm de cintura e 91 cm de quadril.

Livro da atriz Carolina Ferraz com receitas que a mantêm em forma.

Embora aatriz diga na revista que é “boa de garfo”, a contenção vem em seguida: “evito molho branco, creme de leite, iogurte e queijos pesados”. A justificativa é a intolerância à lactose, mas, sem dúvida, sem esses ingredientes fica bem mais fácil manter o peso. Também é adepta dos alimentos termogênicos, isto é, aqueles que aceleram o metabolismo, ajudando o corpo a queimar mais calorias. Outra boa sacada na sua dieta é o consumo de fruta (abacate) e frutos secos (nozes e amêndoas) que cumprem o papel de manter em ordem os níveis de triglicerídeos e de equilibrar os dois tipos de colesterol (LDL/ruim e HDL/bom).

Foto: Revista Boa Forma

Além de muita disciplina, Carolina tem inteligência emocional. Sabe o quão caro sai pra ela fugir da linha. Focada, segue sua rotina com bom humor que, embora não alimente o corpo, nutre a alma. E alma leve e pessoa feliz resultam em menos ansiedade e maior alto estima.

Completando suas dicas, ela é rígida nos horários das refeições e nunca janta tarde. Trocou o trigo comum pelo sarraceno e pelo grano duro, que demoram a ser processados no organismo e por isso mesmo dão uma sensação de saciedade por mais tempo. É adepta de sopinhas no jantar e, quando acha necessário, leva sua marmitinha para o trabalho para não correr o risco de cair em tentação. Amém!

Foto: revista Boa Forma

Ah, ia esquecendo: ela não gosta de sobremesas!!!! Amei. Faço parte desse time, com certeza.

Vocês estão vendo que não tem “segredo”? Tudo o que ela faz já lemos em algum lugar ou nossos médicos nos disseram. Por que, então, brigamos tanto com a balança e nos culpamos por comer (muito)?

Pra quem vive em guerra com a comida e se deprime ao se ver no espelho, vale umas dicas de auto-ajuda:

1. Não vá na onda das amigas (aquelas onças, lembra?) que, sabendo que você está de dieta, a convidam para lanchar num fastfood. Cilada na certa!
2. Pregue em uma das portas do seu guarda-roupa esse roteiro de alimentos. Leia todos os dias como se fosse uma oração ou um mantra. E pratique, é claro. Oração sem prática é fariseu, lembra?
3. Imponha limites e “crenças” para si mesma. Passe a acreditar, por exemplo, que você detesta sorvete e não coma. Claro, você detesta, não é mesmo? Ou faça como a Carolina Ferraz que acredita piamente que não gosta de sobremesa!
4. Bateu fome noturna? Reze, reze e reze. Não tá funcionando? Durma.
5. Evite assistir televisão porque você não tem nada para fazer. A passividade e o tédio levam a comer. Sem falar nas malditas publicidades que nos hipnotizam.

6. Vai ao supermercado? Faço um lanche antes. A sensação de saciada ajuda a não escolher porcarias. E outra coisa: não passe nos corredores de guloseimas. São as portas do inferno.
7. Coloque (pó) linhaça nos sucos. A aparência não é agradável, mas não altera em nada o sabor. Bônus: acelera bem o metabolismo e faz seu intestino funcionar como um relógio.
8. Brinque de “casinha de boneca”, isto é, finja que está comendo ou tomando algo, mas o prato e o copo estão vazios. Não sabe fazer isso? Convide uma criança que ela vai lhe ensinar direitinho. Aprendizado: só as crianças sabem não comer e ainda ficam felizes. São umas gracinhas, né?
9. Essa história de comer antes de sair para jantar com os amigos é perigosa. Você corre o risco de comer duas vezes. É melhor pedir um prato leve e nada de entrada e sobremesa. Até porque se você vai sair para comer é para comer.
10. Ocupe seu tempo e sua mente. Como diz um ditado: “mente vazia, oficina do diabo”. Aproveite para ler, organizar suas coisas, bater papo com os amigos. Mantenha sempre sua boca e suas mãos ocupadas.

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