Gosto muito de moda, como vocês devem ter observado na quantidade de post que faço aqui no blog. Sou Jornalista de Moda e Consultora de Estilo e Imagem, mas tem uma coisa que me incomoda muito nesse mundinho: o preconceito contra pessoas que não são padrão, isto é, acima do manequim 38 ou com mais de 30 anos.
Li ontem uma matéria no Daily Mail sobre a decisão da estilista Donatella Versace de alterar a campanha publicitária da rede H&M com a coleção Versace. Sabe o motivo? A empresa selecionou como garotas-propaganda pessoas comuns, como eu e você! A estilista não aprovou o cast, alegando que a marca Versace, mesmo quando produz uma coleção popular, deve usar apenas modelos, isto é, magrelas jovens com mais de 1,75 m.
Afinal, as roupas são para quem? Será que Donatella teme que suas roupas de cabide não tenham bom caimento em pessoas com peito e bumbum grande? Pessoas com coxas grossas, barriga saliente e estatura baixa podem evidenciar o mau acabamento e caimento ruim de suas peças?
A estilista italiana alegou que existe um modelo-padrão para se usar peças da marca. É preciso ser jovem, alta e magérrima. Mulheres reais não fazem parte dele. Então, quem vai compras as peças dessa coleção?
Depois de vir a público essa história pelo jornal NY Daily, a H&M tentou contornar a situação, informado que ocorreu um mal entendido. Claro, a má publicidade pode comprometer seriamente a venda da coleção, o que será um grande desastre financeiro para a rede e uma mancha para a imagem da grife Versace. Os produtos começam a ser vendidos no rede H&M no próximo sábado, dia 19 de novembro.
O pensamento e a atitude da estilista são nazistas. Devemos combater essas atitudes onde dói neles: no bolso. Graças a nós, consumidores comuns, eles criaram verdadeiros impérios. Alimentam nossos desejos, sugam nosso dinheiro e nos destratam como seres humanos. Lamentável.