Moda X Preconceito

Padrão

Gosto muito de moda, como vocês devem ter observado na quantidade de post que faço aqui no blog. Sou Jornalista de Moda e Consultora de Estilo e Imagem, mas tem uma coisa que me incomoda muito nesse mundinho: o preconceito contra pessoas que não são padrão, isto é, acima do manequim 38 ou com mais de 30 anos.

Li ontem uma matéria no Daily Mail sobre a decisão da estilista Donatella Versace de alterar a campanha publicitária da rede H&M com a coleção Versace. Sabe o motivo? A empresa selecionou como garotas-propaganda pessoas comuns, como eu e você! A estilista não aprovou o cast, alegando que a marca Versace, mesmo quando produz uma coleção popular, deve usar apenas modelos, isto é, magrelas jovens com mais de 1,75 m.

Donatella Versace no desfile de sua marca para a H&M

Afinal, as roupas são para quem? Será que Donatella teme que suas roupas de cabide não tenham bom caimento em pessoas com peito e bumbum grande? Pessoas com coxas grossas, barriga saliente e estatura baixa podem evidenciar o mau acabamento e caimento ruim de suas peças?

A estilista italiana alegou que existe um modelo-padrão para se usar peças da marca. É preciso ser jovem, alta e magérrima. Mulheres reais não fazem parte dele. Então, quem vai compras as peças dessa coleção?

Depois de vir a público essa história pelo jornal NY Daily, a H&M tentou contornar a situação, informado que ocorreu um mal entendido. Claro, a má publicidade pode comprometer seriamente a venda da coleção, o que será um grande desastre financeiro para a rede e uma mancha para a imagem da grife Versace. Os produtos começam a ser vendidos no rede H&M no próximo sábado, dia 19 de novembro.

O pensamento e a atitude da estilista são nazistas. Devemos combater essas atitudes onde dói neles: no bolso. Graças a nós, consumidores comuns, eles criaram verdadeiros impérios. Alimentam nossos desejos, sugam nosso dinheiro e nos destratam como seres humanos. Lamentável.

Fontes: Daily Mail UK e NY Daily

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s