Ontem assisti ao programa “Rumo ao Tapete Vermelho”, no Discovery Home & Health, mais um com o objetivo de transformar uma pessoa mal vestida e maltratada em uma “pop star” ou, pelo menos, numa pessoa com uma imagem agradável e alta estima lá em cima.
Bom, a intenção desses programas é melhorar a imagem dos participantes, entretanto o caminho é doloroso e SEMPRE humilhante.
O percurso narrativo funciona assim:
- Humilhação pública;
- Resumo da sua vida e como chegou a esse estado físico;
- Solidariedade com a sua história;
- Transformações (incluindo várias especialidades e profissionais);
- A vitória ou a vingança
Fico feliz em ver mulheres emocionalmente destruídas renascerem ou perceberam o quanto são belas e interessantes graças à ajuda de um programa de moda e estilo. Resolve? Clara que não, mas é um tremendo ponta a pé para dar a volta por cima e mudar o jogo (da vida).
O perfil mais frequente é o da mulher separada, com excesso de peso, cabelos em frangalhos, dentes em petição e um rosto combalido (rugas, flacidez e bigode chinês).
Neste programa, por exemplo, a pessoa escolhida passa por:
Uma Consultora de Moda e Estilo
- Ela vai avaliar o que ela usa, como usa e aonde usa.
- Depois escaneia seu corpo para que ela tenha uma visão real de si mesma e pare de achar que seu corpo é isso ou aquilo. O resultado é em 3D (mesmo softwear que Tim Gunn usa);
- Definição do seu corpo e do que fica bem para ela;
- Análise superficial de cores. Mas vale como uma diquinha para todos. Veja a cor das suas veias no pulso: se forem azuis, sua pele é fria, mas, se forem verdes, a pele é quente;
- Com esses dados, ela define as cores que caem melhor com o tom da sua pele;
- Por fim, ela atua como Personal Shopper, selecionando as roupas nas lojas para a cliente.
Um Dentista
- A relação dente e alta estima é muito estreita. É impressionante como pessoas com dentes com problemas têm vergonha de si mesmas. Então, o bom profissional entra e:
- Dá uma olhada e a avalia a arcada dentária com o auxílio de exames de imagem;
- Propõe os tratamentos: implantes, pinos, restaurações, resinas, etc.
Uma Dermatologista
- Pergunta o que a incomoda e o que gostaria de melhorar;
- Avalia a pele;
- Propõe os tratamentos, como vão atuar na pele e os resultados possíveis;
- Mão na massa.
Um Cabeleireiro
- Avalia o estado do seu cabelo;
- Sugere corte e tintura;
- Dá dicas para mantê-lo saudável e arrumado.
Um Maquiador
- Avalia os produtos que a pessoa tem, como ela usa e com que frequência se maquia;
- Mostra os produtos básicos de uma maquiagem, como, por exemplo, o Primer, que tem a função de preparar a pele, preencher linhas finas e rugas, e segura o make up por mais tempo;
- Ensina a pessoa a fazer duas maquiagens: uma básica para o dia a dia (5 minutinhos) e uma mais elaborada para um compromisso ou festa.
Então, para termos uma boa imagem, não precisamos participar de programas de transformações, mas podemos aprender com eles o que é necessário e os caminhos para alcançarmos esse objetivo.
Gostaria de esclarecer apenas que, um Consultor de Estilo JAMAIS será grosseiro com você, criticando suas roupas e seu estilo. Ele atua para melhorar a sua imagem, compreendendo seus gostos, suas necessidades e seu estilo de vida. Ele:
- Deve ter boa noção de psicologia comportamental;
- Vai entrevistá-la;
- Tira as medidas do seu corpo e dirá qual o seu formato, indicando as roupas que ficam bem nele;
- Avalia seu guarda-roupa, separando o que é legal, o que pode ser reformado e o que não funciona;
- Faz a análise de cores. Você receberá uma cartela de cores que combinam com você, inclusive os tons para o cabelo e esmaltes;
- Entregará para você um dossiê com todas as informações para que possa consultar quando precisar.
Se você quer ou precisa que o profissional o acompanhe para as compras, o preço é cobrado à parte. Ele passa a atuar como Personal Shopper. O preço pode ser cobrado por hora ou por pacote.
Você já assistiu a esses programas de televisão? Confira no próximo post os programas e o que cada um se propõe a fazer para melhorar a imagem da pessoa.
Pingback: Programas de Moda e Estilo: lição de casa | Encontro de Amigas