Para viver melhor… em 2012

Padrão

Ano Novo chegando, muitos planos, muitas expectativas e… simpatias. Já encontrei uma tonelada de dicas de simpatias para o ano de 2012 ser incrível. Então, para quem acredita, basta digitar simpatias ano novo, ok?

Eu vou oferecer para vocês uma coisa diferente, que eu encontrei em um livro que acabo de adquirir. O livro CONHECENDO AS RELIGIÕES DO MUNDO, de Kevin O’Donnell (Editora Rosari) é surpreendente. Fala das religiões? Sim, mas traz uma reflexão e uma auto-análise muito pertinente.

O autor chama de Exercício de Espiritualidade, mas ele vai muito além da escolha de uma religião. Ele nos permite uma reflexão profunda sobre nossas vidas, nossas escolhas, nossos projetos, nossa posição diante do mundo.

Acredito que ele pode ajudar um bocadinho cada um de nós, exatamente por ser um momento em que, culturalmente, fazemos planos e reavaliamos nosso passado. E como é para frente que se anda, segue o exercício para nos ajudar a viver melhor e construirmos um 2012 responsável, consciente e feliz!

Pegue um caderno ou uma cadernetinha + uma caneta = MELHORE SUA VIDA!

1. REFLEXÃO
Reflita sobre coisas especiais acerca de si mesmo (caráter, talento, dom). Tente responder essas questões: o que as pessoas gostam em você?; quais as habilidades que você tem?

2. ORIGENS
Reflita sobre sua vida até agora. Desenhe uma linha do tempo, marcando as datas-chave e as experiências, boas e ruins, relacionando ao sagrado e ao secular.

3. OBJETIVOS
Pense sobre quais são os objetivos realmente importantes na sua vida, quais são as pessoas importantes para você. Além de fazer uma lista deles, você pode reunir uma coleção de revistas e procurar imagens que o inspirem. Faça uma colagem com essas imagens selecionadas. Veja o que emerge delas e o que ela diz sobre você.

4. MESTRES DO CAMINHO
Reúna um álbum de pessoas e livros influentes e importantes para você, que tenham exercido algum impacto na maneira como você conduz a sua vida.

5. TESOUROS DO CORAÇÃO
Pense sobre os tesouros de sua própria vida, sejam qualidades interiores, crenças, habilidades, objetos ou pessoas.

6. CAMINHOS PARA A PAZ
Pense como encontrar paz em sua própria vida. Você tem algum método ou um local de oração? O que faz você relaxar?

7. TEMOR E REVERÊNCIA
Explore suas experiências de assombro pela vida e pela natureza como, por exemplo, o nascimento de uma criança ou ver o pôr-do-sol em uma montanha.

8. OS MISTÉRIOS
Reúna símbolos importantes para os assuntos e coisas da sua vida ou invente seus próprios símbolos. Pense também nas vezes em que você percebeu o mistério como, por exemplo, em uma época de sofrimento, quando parecia que não havia respostas ou quando você olhou o céu noturno e ficou pensando na vastidão e no que isso significa.

9. FESTIVIDADES
Lembre-se de épocas de grande celebração.

10. ATUALIDADE
Este item irá trazê-lo de volta ao presente e pede que você reflita sobre porque você deseja ler sobre religiões. O que você está procurando?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s