Gente, vocês já viram que a moda da golinha tá firme e forte? Vocês gostaram? Sabem como usar?
Eu sou super fã das golinhas delicadas, pois colaboram para um look elegante e andrógeno, em alguns momentos bem femininos e, em outros, traz um ar masculino. Sem falar que resgata vários momentos da moda. E como o conceito vintage tá super em voga, a moda a abraça.
A GOLA PETER PAN, por exemplo, in total nesta estação e na próxima, foi muito usada na década de 20 e tinha a função de contribuir para uma silhueta de menino. Na época, seu comprimento era bem rígido, com circunferência de 5 a 7,5 cm. Na moda atual o comprimento varia bastante, conforme o gosto, o modelo e o tecido da roupa. Mas, ontem ou hoje, uma regra se mantém: ela deve estar perfeita, bem engomada.
Ela fica legal em qualquer pessoa? Não, é preciso ter pescoço e, de preferência, fino, senão a aparência e a sensação são de asfixia.
Alternativa digna para quem tem pouco pescoço: gola em U, profunda, muito usada na década de 50 e consagrada nas roupas de Christian Dior e James Galanos.
E sabem quem sabe usar nos estilos mais diferentes e fica simplesmente sensacional? Alexa Chung. Ela realmente merece o título de it girl porque sabe perceber o que vai pegar e antecipa as tendências. E eu vou na cola dela porque o que ela veste me faz feliz.
Mas vamos ver inspirações de outras épocas e como essa gola está sendo usada por estilistas e pessoas comuns.