Estamos cada vez mais urbanos. Nem mesmo as cidades menores preservam aquele ar bucólico saudosista. Pessoalmente sou urbana até dizer já chega, mas costumo contemplar a natureza por fotos, pois isso muito me agrada.
Mas essa perde de elo entre o homem e a natureza anda pegando, né? As pessoas criam eco resorts, roupas ecológicas, uso discriminado de sacolas plásticas, disciplina sobre o meio ambiente nas escolas e assim vai. A moda segue o mesmo caminho, afinal ela é sócio-cultural, reflexo de uma sociedade, expondo seus anseios e angústias.
Com o mundo girando ao contrário – no sentido figurado, claro –, aquecimento global, chuvas torrenciais e invernos congelantes, alguns estilistas levantam a voz nas passarelas e nas propagandas de seus produtos para trazer uma reflexão ou, acredito, para proporcionar um bem-estar, trazendo a natureza para junto de nós.
Alguns consideram tendência, mas ainda é muito cedo para afirmarmos isso. Outras coleções e publicidades virão para solidificar ou não essa análise. Em todo caso, excluindo aquelas blusas e camisas pra lá de brega no estilo Havaí, as estampas com objetos da natureza estão em voga. Se você acha over, tudo bem! Insira com discrição, como adquirir peças decorativas para a sua casa, usar acessórios (bijuteria ou joia) com essa temática para dar uma modernidade ao seu visual.
Outra opção divertida e cool é fazer um álbum de fotos com essa temática. Os editoriais com temas da natureza andam bombando! Um trabalho diferente, cheio de frescor e com ar de pureza. Legal! Quer inspiração?
Confira os looks da marca Carven, as propagandas da Bally e editorial de moda. Não esquecendo que,
- Se uma peça tem estampa, a que a complementa deve ser lisa e neutra.
- É um vestido com estampa? O mínimo de acessórios, mesmo assim discretíssimos.
- Nas cores da estampa você pode extrair a cor única para usar nas outras peças. Por exemplo: tem marrom no desenho? use uma jaqueta ou calça ou saia nesse tom.