Como construir relações sólidas

Padrão

Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por amor. Ah, esse sentimento tão nobre que exige encaixe para vivenciá-lo plenamente. Pior é quando, sem percebermos, repetimos o mesmo padrão de comportamento. Trocam-se os parceiros, mas as atitudes são as mesmas e passa-se a viver num círculo vicioso e doentio. Parece que caímos numa armadilha, não é mesmo?

Guardei uma matéria e uma foto da atriz Jennifer Love Hewitt muito enfezada, com um livro nas mãos. Recém-separada e nitidamente abatida, parecia buscar no livro “Why Men Love Bitches?”, de Sherry Argov, seu consolo e, provavelmente, as respostas para suas angústias. A matéria foi duríssima com ela, dizendo que os rapazes terminam com ela por ser uma pessoa arrogante, autoritária e de difícil convívio. Uau! Na verdade, esse é o seu quinto noivado que não chega ao altar. Twittando (sic), ela desabafou: “eu nunca vou ser muito velha ou muito crescida para não desejar um conto de fadas para mim!”.

Para não viver se remoendo e repetindo as escolhas, ela partiu para o ataque. Se um livro traz respostas para situações que não encontramos saída, então vamos ver o que ele tem para nos oferecer, né?

Encontrei a versão brasileira do livro com o título “Por que os homens amam as mulheres poderosas?”. Já tinha ouvido falar, mas achei tão auto-ajuda que torci o nariz e segui em frente. Mas nas férias de janeiro, eu o comprei e li. O livro mostra que os homens não “jogam limpo”, distorcendo a verdade e omitindo estrategicamente informações. Argov entrevistou vários rapazes, anotou todos os pontos de vista, organizou as ideias e fez o livro. Huuuuuuu… bom, sabe o que é legal nele?

Questiona os modelos seculares de sedução e de relacionamento, em que sempre põem as mulheres como submissas ou objetos. Mais do que soluções que subestimam a sua inteligência, o livro traz reflexões – ao humor americano – para chacoalhar seus valores e pensamentos que, talvez, nem sejam seus, fazendo-a perceber quem de fato você é e quais são as suas necessidades.

A autora enumera 75 princípios de relacionamento como, por exemplo, o número 6 intitulado “Os homens reparam na maneira como você se veste e tiram conclusões a respeito de seu potencial para relacionamentos”. Sherry diz: “quando um homem a vê usando uma roupa muito sexy, geralmente acha que você não tem nada mais que isso”.

Trabalhar a auto-estima é fundamental! Caso contrário, para os homens, “uma mulher carente significa prisão. (…) Quando a mulher age como se o parceiro “devesse” a ela o relacionamento, o noivado ou o casamento, faz com que ele saia correndo em direção contrária”, esclarece a autora. Inclusive, o 10 Princípio é “No romance, não há nada mais encantador para um homem do que uma mulher que tenha dignidade e se orgulhe de quem é”. Anote aí: “as características mais desanimadoras que existem para um homem são carência e insegurança”.

Este livro é para mulheres que sabem andar com suas próprias pernas. Nada de etapa 1, etapa 2,… como se você não desse conta de si mesma. O livro não a trata como idiota, mas abre o leque para que você mesma encontre o melhor caminho para prosseguir.

Para finalizar, as 10 características que, segundo Sherry, definem a mulher poderosa:

  1. Ela mantém a própria independência
  2. Ela não corre atrás do homem
  3. Ela é misteriosa
  4. Ela deixa espaço para que ele sinta saudade
  5. Ela procura resolver os próprios problemas
  6. Ela mantém o controle
  7. Ela não perde o senso de humor
  8. Ela se valoriza
  9. Ela tem paixão por outras coisas além dele
  10. Ela trata o próprio corpo com gosto e entusiasmo

Se você gostou, imprima e cole na porta do guarda-roupa e/ou leve dentro da bolsa para refrescar sua memória e mudar suas atitudes. Caso queira adquirir o livro, ele custa, em média, R$ 20,00 nas livrarias. Mas também dá para baixar gratuitamente pela internet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s