Como se tornar carismático

Padrão

A revista Madame Figaro publicou uma matéria que me chamou atenção: Comment je suis devenue charismatique (como me tornar carismática). Se alguns nascem com esse dom, parabéns! Para os demais, um desafio bacana, pois depende unicamente de você essa construção.

O texto dá algumas dicas para você se fazer entender diante de uma “plateia”, seja no trabalho ou na vida. Sabe como? Pela PALAVRA. Pela oratória – conteúdo e voz – você se faz presente.

São necessários 3 pontos para captar a atenção no trabalho:

  • Evitar sobrecarregar sua apresentação = escreva menos que as pessoas lhe escutarão mais. Um a forma de tornar sua apresentação dinâmica é o uso do Power Point e outras mídias.
  • Trabalhar a sua entrada em cena = olhe seus interlocutores, um por um, antes mesmo de iniciar um diálogo. Observe como eles vão prestar mais atenção á sua palestra.
  • Esqueça um pouco de você = mas encarne seu personagem. Você deve se vestir conforme sua função (diretor, gerente, especialista,…), você deverá, obrigatoriamente,

Se você quer ser ouvido e percebido na multidão, siga esses 3 passos:

Um bom orador é seguro de si

Comece praticando este exercício: você deve falar sobre um determinado assunto durante cinco minutos diante de uma câmera. Este exercício atua como uma verdadeira terapia, uma compreensão corporal que dialoga com o outro. Se você mantiver o pescoço esticado para frente e o corpo inclinado em direção ao interlocutor, sua voz vai embargar no fundo da garganta. Desta forma, você não deixa espaço para o outro se aproximar de você.

Para encontrar a posição certa, seus pés devem estar bem fixos ao chão, o espaço entre as pernas deve ser na largura do quadril, com as nádegas ligeiramente inclinadas para frente, liberando a tensão da parte superior do corpo. A cabeça deve estar ereta, alinhada ao corpo. Os ombros e o queixo devem ficar relaxados. Resumindo: ficar ereto, mas sem sinais de tensão.

Um bom orador usa o seu olhar

O mais grave erro de um mau orador? Olhar todo mundo sem se focar em ninguém. “A presença se faz, principalmente, pelo olhar”, explica Florence Mana, especialista em oratória. A pessoa deve centrar seus olhos no interlocutor, buscando a atenção de cada participante. Obter a atenção de todos permite, primeiramente, dar ritmo ao seu discurso. Dê espaço para o silêncio, pois é o momento para você se adaptar ao público, sentindo sua energia. Este truque pode parecer trivial, mas ele impõe, de fato, uma mini revolução pessoal. Cada um da plateia se sente a pessoa mais importante do mundo.

Um bom orador trabalha sua voz

Ter presença é deixar sua voz preencher o espaço. Ela se destaca na multidão. Existem várias técnicas de respiração que auxiliam nesse trabalho. Por exemplo, deve-se usar a mesma técnica que os cantores utilizando, levando a respiração para o diafragma. Se for usado o pulmão, fatalmente, ficará alta e instável.

A revista selecionou 5 pessoas públicas mundiais mais carismáticas, relevando o seu diferencial. Vamos conhecer 3 delas?

Barak Obama = o presidente dos Estados Unidos é um mestre na arte de se sentir perfeitamente seguro de si, mantendo-se (aparentemente, né?) flexível e solícito ao outro. Com esta atitude cool, ele garante 100% de credibilidade em que os dirigentes do mundo inteiro o invejam por essa qualidade.

Christine Lagarde = qualquer que seja a pressão, ela mantém o controle: olhar calmo, voz perfeitamente colocada. Meia hora de yoga matinal garante à presidente do FMI essa postura.

Sharon Stone = além do cruza-descruza das pernas que fizeram dela uma estrela, a atriz possui argumentos decisivos: voz segura e olhar profundo lhe garantem sua capacidade de sedução para ambos os sexos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s