Preppy: moda e estilo de vida

Padrão

Você se veste ou adota o estilo de vida preppy? Será que você se identifica com ele, mas nem sabia que se chamava assim?

A autora Lisa Birnbach é uma especialista no estilo de vida preppy. Na década de 80 lançou o livro The Official Preppy Handbook para explicar, nomear, creditar e ensinar como ser e viver assim. Atualizando para os dias de hoje, lançou em 2010 True Prep: It’s A New Old World.

A palavra preppy é substantivo e adjetivo em inglês norte-americano. Ela abarca um estilo de ser e de ter bem americano. Sabe aquelas fotos ou imagens de estudantes de faculdades? Pois é, é aquela forma de se vestir: tudo certinho, combinadinho e moralmente aceito. A aparência deve casar com o padrão econômico e crenças sociais de um ideal de sociedade criado e ratificado pela mídia desde a década de 1950. A forma de falar, o seu vocabulário, a etiqueta social, a pronúncia, as roupas, o valor da tradição e uma boa rede de contatos sócio-profissionais: tudo isso deve estar no pacote nomeado preppy.

É pejorativo? Sim e não. Quando se atem às questões socioeconômicas há uma certa tensão e ironia, pois a origem do estilo preppy se concentra nas faculdades caras e seletivas dos estados Unidos e Inglaterra, na classe média alta que busca mais prestígio.

Site Ivy Style

Mas ser somente prep é esvaziar o estilo de vida e fixar-se somente na moda, na forma de se vestir. Em bom português seria um mauricinho e uma patricinha bem escolarizado, em faculdades tops de linha. Não basta ser riquinho, tem que acrescentar conteúdo na bagagem!

Site: Sandra’s Closet

Pra ser honesta, amo o estilo prep. As roupas deixam mulheres e homens mais charmosos, descontraídos e atraentes. Há um jogo de poder? Sim, com certeza. Mas quem não quer se sentir mais seguro diante de si e do outro? Ao mesmo tempo, observa-se um ar de ingenuidade e pureza, bem anos 50 mesmo, quando se almejava uma sociedade perfeita.

Polyvore

Uma grande represente do estilo preppy é, sem dúvida, Kate Middleton. Sempre muito feminina e com cara de rica, tanto faz se usa uma saia ou uma calça ou um vestido.

Outra que faz o estilo, mas, às vezes, derrapa para o natural desgrenhado, é a atriz Reese Witherspoon. Até grávida, ela consegue manter o estilo. Uma graça, não?

Infelizmente, na internet, não é possível se aprofundar em nenhum assunto, mas compartilho com vocês livros e sites para quem quer saber mais sobre o assunto, ok?

Quem faz looks Preppy: campus da Ivy League, Harvard, Princeton e Yale; as grifes J. Press, Brooks Brothers, Ralph Lauren, Vineyard Vines, Tommy Hilfiger, Marc Jacobs, Luella Bartley, Elizabeth McKay, Sperry, L.L. Bean, Tallulah by Aritzia e Lilly Pulitzer.

O que caracteriza um look preppy: motivos náuticos; estampa xadrez; as cores azuis e vermelhas em diferentes tons; cashmere, couro e veludo; sweaters (malha ou colete); vestidos de poá; camisa social com gola (oxford); camisa polo; saia ou calça na cor caqui; saia de linho; vestido com a cintura bem marcada e saia mais larga; cabelo impecável e maquiagem 24 horas.

.

Leituras:
Take Ivy, de T. Hayashida
The Official Preppy Handbook, de Lisa Birnbach
True Prep: It’s A New Old World, de Lisa Birnbach
Unofficial Preppy Handbook, de Ellen Marie
Preppy: cultivating Ivy Style, de Jeffrey Banks e Doria de la Chapelle

Fontes:
http://life.nationalpost.com/2010/10/16/qa-lisa-birnbach-author-of-the-official-preppy-handbook/
http://thetrad.blogspot.com.br/2008/12/take-ivy-chapter-i.html
http://www.acontinuouslean.com/2008/05/19/take-ivy/
http://www.sandrascloset.com/tag/lisa-birnbaum/
http://www.ivy-style.com/
http://preppystyle.org/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s