Hoje eu gostaria de sugerir para vocês livros infantis importados porque podem custar bem menos que o mesmo título em português. Mas a questão maior não é o preço, mas a qualidade editorial do material.
No início do ano comprei para minha filha o belíssimo livro Princesses: oubliées ou inconnues, de Philippe Lechermeier e Rébecca Dautremer (lembram-se dela na matéria A arte do papel: contando uma história?), da editora Gautier Languereau.
Ontem, eu encontrei o mesmo título na Livraria Cultura, mas em espanhol, publicado pela editora Edelvives. Fiquei encantada com a edição! Dentro de uma caixinha (tipo porta-joias) tem um livro, um caderno de anotações e 20 pôsteres de ilustrações de vários livros da autora.
Enquanto o livro francês mede 31 altura x 28 largura, o espanhol mede apenas 17,8 x 16. São idênticos no conteúdo e nas ilustrações, somente o tamanho e a forma de se apresentar ao leitor é que mudam. Mas cada um é delicioso de pegar, de folhear e de ler.
Por sinal, vamos falar um pouco da história do livro? São vários tipos de princesas, como Molle, que dorme, dorme e dorme. Dorémi não fala, só canta para colorir as palavras. Zoulou Zazou é uma princesa que adora vestidos frufru. La Fabette é uma gracinha, como está sendo alfabetizada, comete centenas de erros ortográficos. Sem falar na tagarela Fatrasie que fala tanto que nem sabe o que está falando. São dezenas de meninas com características peculiares que nos fascinam.
Para mim é um livro-festa, pois cada personagem pode ser encarnado por uma convidada. Realmente um sonho de princesa, mas com pés no chão e a mente livre para criar.
É claro que não dá para deixar de elogiar as belíssimas ilustrações de Rébecca Dautremer! As imagens provocam sensações e ampliam a compreensão do texto.
Ah, só para mostrar que nem sempre livro importado é caro, a edição espanhola custou apenas R$ 49,40. Um tesouro bem acessível. Sem falar que é um presentão, né?
Adoro livros arte Mara!! Esse em outras línguas não havia visto…. Superbe!!! Bisoux
Patrícia, você deu uma definição perfeita aos produtos: são livros-arte. Eles vão além da leitura, eles nos instigam, eles provocam sensações. Amo isso, amo ilustração.
A livraria Cultura tem muitos livros dessa autora, principalmente em francês, língua-mãe de Rébecca. Eu já adquiri 4 títulos. São meus, não nego, mas leio junto com a Laís.
Agradeço seu olhar muito preciso. E sou grata pela suas visitas.
Um grande beijo,
Mara