Você sabe a diferença entre um Personal Stylist e um Consultor de Imagem?

Padrão

Muitas pessoas acham que é a mesma coisa, mas, na verdade, são trabalhos diferentes, embora possam ser feitos pelo mesmo profissional.

O Personal Stylist oferece aos clientes uma análise do seu corpo, isto é, vai ajudá-lo a conhecer melhor o seu próprio corpo, fornecendo informações sobre medidas e proporções. Você saberá se o formato do seu corpo é de um Triângulo, Triângulo Invertido, Retângulo, Oval, Ampulheta, Arredondado ou Oito.

Acrescente a este serviço a análise de cores. Ela indica quais as cores que lhe “caem” melhor. Ao detectar se seu subtom é quente, frio ou neutro, subdivide-se em “estações”: Primavera (pura, clara e intensa), Verão (puro, claro e intenso), Outono (puro, claro e intenso) e Inverno (puro, claro e intenso). Assim, você vai entender quais as tonalidades de cores que melhor pigmentam com a sua pele, valorizando-a.

Eu, por exemplo, sou Inverno Puro. Na verdade, infelizmente, fiz a análise duas vezes com profissionais distintos. Admito que os resultados divergentes me deixaram com uma pulga atrás da orelha. Mas, na prática, vejo que a primeira profissional, Carmen Martins, acertou em cheio. Toda vez que tento usar a cartela Outono Profundo – resultado da segunda análise – as pessoas sempre perguntam se estou bem ou por que estou tão abatida (????). Daí eu fiz em mim mesma, após finalizar o curso de Análise de Cores, e o Inverno Puro se repetiu. Bingo!

Na análise de cores, você saberá não só as cores de roupas e acessórios que lhe caem melhor, mas quais as tonalidades de tintas para os seus cabelos e a palheta de cores de maquiagem mais apropriada para sua pele.

Bom, cruzando os dados (corpo + tonalidade da pele), o personal monta um dossiê com sugestões de roupas indicadas para o cliente. Também visita seu guarda-roupa para orientar no que ali lhe cai bem, o que deve ser reformado e o que deve ser descartado. Ah, o trabalho inclui uma análise na roupa íntima, tá? Sabe por quê? Muitas mulheres não sabem quais os melhores modelos de calcinhas, sutiãs (seríssimo!!!) e bodys que valorizam suas formas e que podem até “emagrecê-la”.

A badalada Personal Stylist, Raquel Zoe.

O profissional pode, ainda, executar o trabalho de personal shopper. Mas é um serviço cobrado à parte. Alguns cobram a diária, outros, a hora. A forma de trabalhar também varia: ele pode ir antes às lojas que tem “parceria” ou acha bacana e faz uma pré-seleção. Depois leva o cliente ao local para testar e comprar. Ou pode simplesmente acompanhar o cliente nas lojas que este gosta e vai direcionando e selecionando as roupas. Terceira opção é o profissional levar as peças na casa do cliente e este seleciona as roupas conforme meu dossiê.

Então, o personal direciona seu estilo para que fique mais harmonioso, mas, jamais, deve mudá-lo. Seu estilo faz parte da sua personalidade e isso deve ser respeitado.

Já o Consultor de Imagem interfere diretamente no seu estilo, caso necessário. O trabalho é mais complexo, pois o objetivo é torná-lo um pacote de marketing, entende? Por exemplo: você observa que seu jeito de se vestir e de se comunicar são barreiras nas relações pessoais e profissionais. Aí entra o consultor para adequá-la ao ambiente e às suas aspirações sociais e/ou profissionais. Aqui tem uma forte análise psicológica, pois o profissional deve saber analisar como a sua imagem é percebida pelos outros. Caso necessário, o cliente será encaminhado a outros profissionais, como, por exemplo, um fonoaudiólogo, para completar o trabalho.

É muito comum empresário, políticos e artistas contratarem esse tipo de profissional. Eles são conscientes que a IMAGEM pesa no mercado e ter bom domínio dela garante espaço e maior sobrevivência profissional.

Agora, se você vai contratar qualquer um desses serviços, certifique-se da formação do profissional! Caso não conheça seu trabalho prático, cheque onde estudou. Lembrando que uma vendedora não é uma consultora, ok? Ela pode até ter boas sacadas, mas será que ela sabe as ferramentas a serem utilizadas e as análises que devem ser feitas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s