Tá pensando em fazer dieta? Não se esqueça!
Se você está na faixa dos 20 anos, o seu corpo pede uma dieta equilibrada, sem restrições. Como é uma fase da vida em que se faz muitas coisas ao mesmo tempo, o gasto de energia é maior. Por isso, seu cardápio diário pode chegar a 1.700 calorias, permitindo uma perda de até 6 quilos por mês de forma segura e saudável.
Ah, sem falar que nesta fase, o metabolismo é acelerado, ajudando na perda de peso. Mas para garantir a energia, invista em carboidratos com baixo índice glicêmico, isto é, os alimentos integrais, frutas verduras, legumes e leguminosas.
Se já cruzou a casa dos 30, algumas adaptações devem ser feitas. A dieta passa ser um pouco restritiva, com o consumo mínimo de gordura e açúcar. O cardápio não deve ultrapassar 1.500 calorias para se ter uma perda de, aproximadamente, 5 quilos/mês.
A massa magra diminui gradualmente, assim como a queda na produção de colágeno, fibra responsável pela sustentação da pele. A dieta deve prever essa perda e agir contra. Lembrando que, para combater os radicais livres, a dieta deve incluir alimentos que contenham flavonoides, como as frutas vermelhas e as oleaginosas.
Dica: para dar uma acelerada no metabolismo, eu coloco canela no café. Gente, funciona meeeeeeeeeeeeesmo.
Aos 40 a perda de massa magra é significativa e o metabolismo fica bem mais lento. A dieta deve ficar em torno de 1.200 calorias por dia. É possível perder até 4 quilos por mês. Outro problema enfrentando é a queda na produção do hormônio estrogênio. A dieta deve melhorar esse quadro, incluindo soja e semente de linhaça, e reforçar o consumo de cálcio. Não pense que só o leite e seus derivados fornecem cálcio. As folhas verde-escuras e o gergelim são ótimas fontes.
No café da manhã, eu bato meu suco de frutas com pó de linhaça e tomo! Não fica bonito, mas em nada afeta o sabor. Outra sugestão é acrescentar o pó na salada.
Fonte: Corpo a Corpo