Conheça as mil e uma utilidades da Yoga

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Sou fã de atividades físicas que aliam corpo e mente. Pratiquei yoga por algum tempo e agora retomei para manter a coluna ereta, a mente aberta e o espírito tranquilo. Mas outro fator me fez retomar essa atividade, uma hérnia sem graça. Quando fui me matricular, eu me deparei com várias modalidades de yoga para cada problema de saúde ou objetivo da pessoa.

Vou apresentar para vocês algumas linhas de forma bem superficial, só para vocês conhecerem e, caso queiram, se aprofundarem depois. Embora hoje a yoga esteja se segmentando, independente de qual você goste ou vai fazer, o objetivo é sempre o mesmo: educar e disciplinar o corpo, promovendo o bem-estar pelo equilibro entre o corpo e a mente.

A IYENGAR, por exemplo, é indicada para quem tem lesões na região da cabeça e coluna, pois seus movimentos são feitos com o auxílio de alguns objetos, como almofadas, cintos, pranchas, tendo o mínimo de impacto sobre o corpo da pessoa. Também ótima opção para os sedentários!

Para quem enfrenta dias difíceis com as oscilações hormonais provocadas pela TPM, pós-parto ou menopausa, existe a YOGA HORMONAL, derivada da Hatha, que atua aquecendo algumas regiões do corpo, promovendo bem estar. As posturas realizadas são direcionadas aos órgãos e glândulas relacionados à produção hormonal.

Em entrevista para a revista O Globo, a professora de YOGA HORMONAL, Luciana Leon, do Espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, explicou que essa prática “amenizar sintomas como ansiedade, cólica e irritação, comuns em períodos de TPM e menopausa”. Inclusive, ensina um exercício muito simples para aliviar a cólica: sente-se com as pernas cruzadas e alongue o corpo para frente. Pronto!

Já para melhorar o funcionamento da tireóide, ela propõe a “posição de vela”, com as pernas para cima.

Para os estressados – e quem não é/está? – também tem a YOGA RESTAURATIVA. Os exercícios realizados servem para aquietar a mente. A coluna vertebral é mexida em várias direções, são utilizados alguns objetos, como almofadas e cadeiras, e os movimentos fazem com que o sistema nervoso relaxe.

Outra vertente da yoga é a NIDRA, focada em restabelecer o sono. Muitas e muitas pessoas sofrem de insônia e outros desconfortos noturnos. Com exercícios exclusivamente respiratórios é possível restabelecer um sono tranquilo e restaurador.

A YOGA DA VOZ realiza exercícios que ensinam a fazer as cordas vibrarem corretamente. Utilizando técnicas de respiração e exercícios vocais, é possível acalmar a personalidade. Aqui, os mantras, cânticos e ritmos são ricamente utilizados. Para quem quiser se aprofundar, indico o livro YOGA DA VOZ, de Maude Salazar e Maudie Chiarini.

Há ainda uma linha para quem quer paz e corpo sarado. A HOT YOGA, versão aeróbica para queimar calorias, promete isso sem precisar pular, esticar, gritar e ouvir aquelas musiquinhas de gosto duvidoso. O próprio corpo vai fazer isso ao gerar calor dele mesmo. Segundo o professor Marcelo Gama, os exercícios abrem os chacras.

Vi algo parecido no programa “Corpo em Evidência”, no Discovery Home & Health, apresentado pela especialista em exercícios físicos, Gina Lombardi. Ela fez um programa especial com o guri de yoga, o indiano Bikram Choudhury, radicado em Los Angeles. São 26 posturas de hatha executadas numa sala com temperatura de 40 graus. Sem falar que a sala tinha mais de 100 pessoas presentes! Bikram ficava num “altar”, assessorado por alunas. Assisti ao programa e não fiquei convencida, mas… já chegou no Brasil!

Pessoalmente não sou adepta de modismo e adaptações. O princípio da yoga deve ser preservado, penso, ao propor um autoconhecimento. Acho que isso tem muito a ver com demanda mercadológica, culto ao corpo e modismo.

Você pratica yoga? Conte pra gente sua experiência! Porque escolheu praticá-la, quais os benefícios que você sente no seu dia a dia…

Um ótimo final de semana para todos vocês!

Fontes:
revista O Globo, 10 de junho de 2012.
Associação Brasileira de Iyengar Yoga

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