O que é prioridade para você?

Padrão

Eu comprei há algum tempo um livrinho – pequeno e com poucas páginas – para me entreter durante uma viagem curta. São parábolas contadas e interpretadas por religiosos com formação filosófica.

O livro Histórias de vida: parábolas para refletir, de Dom Itamar Vian e Frei Aldo Colombo, da editora Paulinas, traz 55 histórias de sabedoria popular, mas, de tão contadas, perderam seu caráter reflexivo. Esta é a missão deles: resgatar o sentido original dos textos e auxiliar as pessoas a compreenderam as parábolas, capacitando-as a ter uma opinião própria e a relacionar os relatos às suas vidas e às situações do cotidiano.

Diluídos nos textos, encontramos temas como, casamento, justiça, sabedoria, gratidão, fé, solidariedade, família, perdão, amor, perseverança e por aí vai. Seus autores não têm pretensão de trazer verdades absolutas, mas de compartilhar pensamentos coletivos que mostram a natureza humano e sua (inerente) ética.

Trago para vocês um conto:

Valores importantes

No início da aula, um professor, sem dizer uma palavra, pegou um vidro grande e vazio e começou a enchê-lo com grandes pedras. Perguntou aos alunos se o vidro estava cheio. A resposta foi afirmativa. Então o mestre pôs uma quantidade razoável de pequenos cristais nele e agitou-o levemente. Os cristais, claro, rolaram para os espaços entre as pedras. Perguntou novamente se o vidro estava cheio. Os alunos responderam que sim e riram. Em seguida, ele pegou uma caixa de areia e também a jogou no vidro, claro, a areia preencheu todos os vazios.

O professor disse aos alunos: “Reconheçam que esta é a nossa vida. As pedras simbolizam o que é importante – a família, a fé, a saúde, os filhos. Mesmo que todo o restante estivesse perdido, esses valores continuariam ali, e sua vida ainda estaria completa. Os cristais representam os bens materiais, como carro, telefone,… São úteis, mas dispensáveis. A areia representa as coisas pequenas que encontramos na vida”.

Inicialmente, se você puser areia no vidro, não haverá espaço para os cristais e as pedras. O mesmo vale para sua vida. Se você dedicar todo o seu tempo e sua energia às coisas pequenas, não sobrará espaço para aquilo que realmente é importante para você e para a família. Preste atenção a tudo que é essencial à sua felicidade. Brinque com seus filhos. Reserve um tempo para a família e para a Igreja. Cuide primeiro do que é realmente fundamental. Estabeleça prioridades. O restante é só areia.

Daí, concluindo a leitura, três perguntinhas:

  • Relacione o que é importante em sua vida?
  • Para quais atividades você dedica mais tempo?
  • Quais são as prioridades de sua comunidade?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s