Vejo muita gente torcendo o nariz para os livros que resumem ou simplificam uma teoria, um pensador, mas acho positiva essa atitude editorial. É uma forma de colocar leitores mais ariscos às leituras densas em contato com esse universo. Ler Nietzsche, por exemplo, é, sem dúvida, árduo, intrigante e perturbador. Sem falar que muitas religiões/religiosos o jogam – até hoje! – na fogueira do inverno, acusando-o de anticristo.
Ao ler suas obras, você descobre o quão de bobagem é dito a respeito dele. Assim, você se desfaz de pensamentos tão preconceituosos e distorcidos. A sua primeira vitória: pensar por conta própria. Só por isso, a leitura já é libertadora.
Adquiri o livro NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS: 99 doses de filosofia para despertar a mente e combater as preocupações, de ALLAN PERCY, editora Sextante, para inserir frases na página do ENCONTRO DE AMIGAS, no Facebook. Achei interessante o autor trazer o pensamento do filósofo alemão de forma palatável e acessível.
No texto 1, sobre o sentido da vida, o autor traz a frase de NIETZSCHE “quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa” e a explora, trazendo textos e pensamento paralelos, como do psiquiatra VIKTOR FRANKL, criador da LOGOTERAPIA.
Na contramão das publicidades e da indústria farmacêutica que pregam a felicidade ininterrupta, galopada de prazeres sobre prazeres, o livro oferece uma breve leitura sobre o que é a felicidade, como senti-la e como vivenciá-la. Explica que “da mesma forma que a melancolia não é eterna, não poderíamos suportar 100 anos de felicidade”. E avisa: “a negação da tristeza dispara o consumo de antidepressivos e a busca de psicoterapias e nos leva a adquirir coisas de que não precisamos”.
Uma leitura bacana e leve abordando temas do nosso dia a dia, que afetam nosso cotidiano e a nossa qualidade de vida. Livro que ajuda a abrir as portas para novas descobertas sobre nós mesmos e sobre novos autores e pensamentos.
Adorei!!Gosto demais dele ! Vou no face ler !!
muito obrigada, beijinhos