Narciso do século XXI

Padrão

Finalmente terminei de ler a revista GLAMOUR de setembro. As matérias de comportamento são bem interessantes e ousadas. Pessoalmente, adorei a entrevista da Lívia Laranjeira com o filósofo LUIZ FELIPE PONDÉ, tendo como tema a personalidade narcísica.

Vivemos no século da superexposição, dos superegos. Pessoas anônimas e, na maioria das vezes, sem nenhum talento ou valor a agregar, ganhando espaço nas mídias, graças aos programas de reality shows e redes sociais. Mas porque essa necessidade de se exibir, de ser o centro das atenções?

Luiz Felipe Pondé, filósofo.

Para o filósofo, “o narcisista é basicamente um miserável de afeto. Ele vem de um casal miserável de afeto, de pessoas devoradas pelo mercado de trabalho, pela desconfiança mútua entre homem e mulher (…). Em uma estrutura familiar com baixos vínculos, a tendência é de que o filho, como cresceu com pouco investimento afetivo dos pais, também não desenvolva investimento afetivo para dar”. Forma-se, assim, uma pessoa narcísica.

Ele ressalta a importância da construção afetiva dentro da família. O quanto a atenção e o afeto fazem parte da construção da personalidade humana. A ausência desses sentimentos e atos esvazia o sentido da vida, daí a pessoa se transforma em mercadoria, em produto.

Obra de John William Waterhouse.

Muitos camuflam seu narcisismo com dinheiro e poder. Este, por sinal, é “um dos instrumentos mais eficazes para cobrir a fraqueza de autoestima”.

A matéria disponibiliza, ainda, a carteirinha do narcisista. Interessante para você identificar se você é um narcisista ou não. Por exemplo:

O narcisista tem prazer em exibir o corpo e ser observado;
O narcisista sonha que algum dia escrevam sua biografia e ama ser elogiados;
O narcisista seria capaz de fazer qualquer coisa em um desafio e não mede esforços para ser o centro das atenções.

Vale muito a pena ler essa entrevista. Rende muitas reflexões e bate-papos produtivos!

Imagem 1: obra de Michelangelo Caravaggio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s