Estamos no mês de combate ao câncer de mama. Várias instituições, empresas de cosméticos e farmacêuticas estão realizando eventos e campanhas de conscientização e prevenção. Bacana!
Fazer os exames anuais é uma das ações preventivas que nos poupa de surpresas desagradáveis. Mas há outras coisas muitos simples que podemos fazer no nosso dia a dia para ajudar a manter a nossa saúde e dos nossos familiares.
Você sabia, por exemplo, que um componente químico chamado parabeno, muito utilizados pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos, está relacionado ao câncer de mama?
Estudos feitos com mulheres com câncer de mama detectou a presença do parabeno em 99% das pacientes. Este conservante tem, em sua composição, estrogênio, hormônio relacionado ao desenvolvimento deste tipo de câncer.
Então, quando for comprar um desodorante, um sabonete, um creme corporal, um xampu, etc., verifique se este conservante está presente na composição. Caso sim, não compre! Uma ação muito simples que depende unicamente de você.
Apesar da sua eficácia como antibactericida e antifungicida, o corpo humano não reage bem a sua presença. O parabeno já está proibido em vários países. Recentemente, a Johnson & Johnson assinou um termo de compromisso se comprometendo a banir o conservante dos seus produtos. A Avon ainda não assinou! Fique atenta aos produtos desta empresa!
Há outros tipos de conservantes mais seguros, entretanto a indústria o utiliza pelo seu baixo custo. Embora barato para eles, para o ser humano o preço é muito alto, está em jogo sua saúde e sua vida.
Os parabenos têm subdivisões e por isso recebem outros nomes. Quando for checar, verifique se ele aparece assim: ácido 4-hidroxibenzoico, ácido p-hidroxibenzoico, ácido parahidroxibenzoico, methylparaben ou E218, ethylparaben ou E214, propylparaben ou E216, butylparaben, isobutylparaben, isopropylparaben, benzylparaben.
Fontes:
Safe Cosmetics
The Campaign for Sale Cosmetics
Breast Cancer Fund
Dr. Mercola
Natural Medicine Journal