O macacão é uma peça muito injustiçada pelo povo de moda. Tem época que é glorificado e, em outras, massacrado. Como fez bonito nas passarelas internacionais, voltou a ser queridinho.
Eu amo macacão. Acho uma peça muito prática, para o bem e para o mal. Mas, quem um dia não acordou sem saco algum para se produzir e rezou para Deus que, na hora de abrisse o guarda-roupa, viesse uma peça resolve-tudo? Se tinha um macacão, com certeza sua mão o alcançou.
Os modelos em jeans são mesmo para bater, ir ao supermercado, limpar a casa, levar os filhos para seus compromissos, como bem mostra a modelo Heidi Klum. Na foto abaixo, você vê a modelo Isabeli Fontana na premiação, em Cannes. Sem dúvida, simples demais para o evento, mas para passear na orla da cidade, vale. Alexa Chung foi mais sensata e limitou-se a usá-lo para um jantar em Nova York. Nem a sandália dourada e a blusa de seda deram nobreza ao visual.
Os mini são charmosos e nos acompanham bem num passeio ao parque, à praia ou pelas ruas de uma cidade litorânea. Eles combinam com sol e liberdade. Mas, olha o que a atriz Kelly Brook fez! Montou um look noturno bem interessante com um macacão curtinho e brilhante. Para não ficar vulgar ou ordinário, optou por usar meia-calça e botinhas na mesma cor. Ficou fofinha.
Por sinal, se você gosta de brilhar, taí uma peça boa para isso. E ainda pode acrescentar um grande decote que não fica vulgar. Boa leitura da década de 1970 em que a peça tinha espaço garantido no guarda-roupa e nas pistas de dança. Parabéns para a cantora Gwen Stefani e para a modelo Heidi Klum pela ótima escolha.
Para quem busca sensualidade e elegância, os macacões com profundos decotes nas costas são ótimos! Insinua, mas não revela. Heidi exagerou ao escolher um modelo com decotes nas costas e na frente. a modelo alemã apelou, mas Irina Shayk acertou.
O macacão pode acrescentar classe e certa austeridade. O modelo selecionado pela atriz Penélope Cruz cumpre bonitinho esse papel, assim como a peça da grife Escada. Por sinal, os modelos de tecidos leves e fresquinhos deixam a mulher tão bem vestida para os compromissos profissionais! Dá uma olhada nas modelos Kate Moss e Miranda Kerr. Se quiser mais seriedade, acrescente um blazer.
Para as fashionistas de plantão, aqui vão algumas sugestões com resultados diferentes:
Os modelos da Kate Moss e da cantora Gwen Stefani mostram que elas sacam muito de moda, conhecem seus corpos e tiram ótimo proveito disso. Tem outra coisa: elas têm atitude, conseguem segurar looks mais ousados.
Já as atrizes Chloë Sevigny e Liv Tyler deixam muito claro que elas querem seguir as tendências da moda, mas não sabem usar. Chloë, por sinal, é uma eterna fashion victim. O macacão da Chanel não criou harmonia e, para ser franca, eu as vejo e penso que são garçonetes.
Por fim, as bizarrices. A bela Rihanna trouxe das passarelas da Levi’s esse macacão saruel cheio de cortes e recortes. A roupa é feia demais, mas combina super bem com a personalidade da cantora. Já para Cheryl Cole não há benevolência. Muito me lembrou de um cachorro dálmata.