Combata o câncer com informação

Padrão

Câncer de mama é uma doença que assombra o universo feminino. Por isso tantas campanhas informativas e, até mesmo, corajosas para que as mulheres se toquem e façam anualmente uma revisão para checar se está tudo ok.

A doença não escolhe beleza, idade ou profissão. No dia 17 de dezembro de 2011 morreu a ex-miss Venezuela, Eva Ekvall, aos 28 anos. O câncer foi detectado em 2010, mas, apesar dos tratamentos e do otimismo da paciente, a doença venceu. Eva lançou o livro FUERA DE FOCO contando sua história. Ela descobriu a doença poucos meses após ter ser bebê, porém já se encontrava em estágio avançado. Cada etapa da doença e dos tratamentos (mastectomia total, quimioterapia, radioterapia) foi documentada em fotografia.

Ninguém está imune e a prevenção é, sem dúvida, a melhor medida. Doença sorrateira, aproveita-se de nossos momentos de vulnerabilidade para agir. Como escreveu o psiquiatra francês, David Servan-Schreiber, morto em julho do ano passado, vítima de um câncer cerebral: “Todos temos um câncer dormindo em nós. Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las”.

Com um diagnóstico de apenas seis meses de vida, o médico lutou contra a doença e o relógio. Conseguiu prorrogar sua vida em quase 20 anos! Para isso, mudou seus hábitos de vida, incluindo a medicina natural, a meditação e, principalmente, a alimentação. Com o sucesso do tratamento, ele escreveu o livro ANTICÂNCER: PREVENIR E VENCER USANDO NOSSAS DEFESAS NATURAIS (Ed. Fontanar).

Servan-Schreiber montou várias listas, desde atitudes a alimentos anticâncer que vale à pena tentarmos inseri-los no nosso cotidiano. Para se proteger, ele sugere que se evite produtos químicos industriais quando possível. Confira:

  • Arejar as roupas depois da lavagem a seco;
  • Evitar os pesticidas e inseticidas;
  • Evitar os produtos de limpeza químicos;
  • Evitar o alumínio em contato com a pele;
  • Evitar os parabenos e os ftalatos nos cosméticos;
  • Evitar os cremes que contêm estrógenos ou hormônios placentários.

No quesito alimentação, a primeira medida é adquirir alimentos orgânicos, pois os produzidos em grande escala contêm uma quantidade cavalar de agrotóxicos, relacionados a diversos tipos de câncer. Importante também reequilibrar a alimentação, optando por produtos integrais e diminuindo ao máximo o consumo de açúcar (difícil, né?).

Elas venceram o câncer de mama: Sally Dynevor (durante o tratamento e hoje) e Barbara Bradfield, primeira mulher tratada  na década de 90 com a herceptina, remédio que ataca especificamente as células cancerígenas.

Acrescente mais quatro atitudes:

  1. Faça alguma atividade física diariamente com duração de 20 a 30 minutos;
  2. Tome 20 minutos de sol para ajudar o seu corpo a produzir vitamina D;
  3. Medite, não importa qual técnica. Pode ser yoga, tai chi,…;
  4. Trabalhe suas emoções, dissolvendo seus traumas e medos.

Para motivar, Servan-Schreiber elaborou um quadro didático para facilitar a visualização e a assimilação de como podemos fortalecer o nosso sistema imunológico ou deixá-lo vulnerável. Confira aqui:

O livro é fruto da sua experiência como médico e como paciente. Ele disponibiliza as pesquisas mais atuais e as experiências bem sucedidas. Seu rico relato torna esta obra uma ótima fonte de pesquisa e de autoajuda.

Outro livro que traz excelente analisa da doença é O IMPERADOR DE TODOS OS MALES: UMA BIOGRAFIA DO CÂNCER, de Siddhartha Mukherjee. Vencedor do prêmio Pulitzer de não ficção de 2011, o autor e médico oncologista transforma um assunto denso e assustador em relato literário. São mais de 600 páginas com imagens, tratamentos, cirurgias, medicamentos, depoimentos, análises e a história da doença com registros desde o século XVII.

Imagens 1 e 2: William Stewart Halsted, da Wellcome Library London (século XIX)
Imagem 3: Johannes Scultetus (século XVII)

A terceira leitura relaciona o câncer a questões emocionais. No livro LINGUAGEM DO CORPO: A CURA PELO AMOR, de Cristina Cairo, o item Metástase ou Cancro explica como a doença se apossa e se expande. A psicóloga faz a pessoa reavaliar seus sentimentos e suas atitudes, propondo uma mudança, sem a qual não é possível vencer o câncer. Bem interessante, embora mudar comportamentos e pensamentos seja um tremendo desafio.

Fontes:
Livros
Anticâncer: prevenir e vencer usando nossas defesas naturais, de David Servan-Schreiber
O Imperador de Todos os Males: uma biografia do câncer, de Siddhartha Mukherjee.
Linguagem do Corpo: a cura pelo amor, de Cristina Cairo
Matérias
BBC: Ex-miss Venezuela mostra luta contra câncer em livro
The Guardian: David Servan-Schreiber: “He was not afraid of death”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s