Sabe quem tá fazendo 100 aninhos de existência? O sutiã!!! Nosso amigo de todas as horas com quem estabelecemos uma relação de amor e ódio contínuo. Na moda também vive essa relação, ora enaltecido, ora desdenhado.
É, sem dúvida, uma peça ambígua. Foi criado como um ato de rebeldia por Mary Phelps Jacob contra o espartilho de barbatana que sufocada as mulheres. Mas nos anos de 1960 foi queimado por representar um símbolo de opressão feminina.
Mesmo com campanhas contra, o sutiã buscou e se firmou no universo da moda por ser uma peça com funções de adorno e de utilitário. Sustenta e protege as mamas, mas também manipula o corpo, criando formas de sedução e encanto. Feito com diferentes materiais, ele cumpre vários papéis: de parceiro da ginástica e amigo do dia a dia a sedutor.
Mas, mesmo com tantos modelos disponíveis no mercado, você sabia que 80% das mulheres não sabem como escolher o sutiã certo para os seus seios? É muito, não? Pois é, há uma oferta tão grande e vendedoras tão despreparadas que o resultado é a aquisição de um sutiã apertado demais ou grande demais.
Aqui no Brasil, o problema é a falta de tamanho que case largura das costas com o tamanho da mama. No exterior, embora ofereçam 7 tamanhos com combinações, o desafio é encontrar o número com a letra certa.
Muitas mulheres não gostam de saber que o número do seu sutiã é maior do que desejariam. Batem o pé e juram, com os pés bem juntinhos, que o número menor está perfeito. Não está.
Também se deve haver compreensão, afinal, nós mulheres sofremos muitas transformações nos nossos corpos com o passar do tempo. Seja porque engravidamos ou porque engordamos. Imagina uma mulher que foi uma adolescente magérrima e, na fase adulta engordou bastante? Ou o inverso. A mama também sofre mudanças! Sem falar quando se põe silicone ou se reduz a mama! É necessário um tempo para se acostumar com as novas formas.
Os erros mais comuns:
- Alça apertada;
- Seios comprimidos ou achatados;
- Faixa lá em cima e bojo lá embaixo.
O sutiã certo:
- Nunca compre um sutiã sem experimentá-lo;
- Ele deve sustentar toda a mama, sem deixá-la balançar;
- A mama não pula, nem nas laterais e nem na frente;
- O bojo “adere” à mama, não havendo vácuo;
- A faixa lateral não aperta, formando “gordurinhas”, nem sobe, repuxando a pele e criando peso.
- Mamas grandes exigem alças reforçadas e laterais largas.
Você sabia…
Que usar sutiã apertado pode provocar dor de cabeça, dores nas costas e problemas digestivos?
Fontes:
O sutiã certo para não prejudicar a saúde, do Dr. Fábio Ravaglia
The seven booby traps badly fitting bra