Nina Garcia decodifica o seu estilo

Padrão

programa_decoding style1

Programa novo para ajudar as pessoas a se vestirem melhor e melhorarem a sua autoestima. Decoding Style, da diretora de estilo Nina Garcia, foge do padrão dos programas de moda e estilo que pipocam na televisão, que sempre vêm acompanhados de uma longa sessão de humilhação pública e de palavras grosseiras, porém, como redenção, uma plateia para aplaudir e/ou aprovar dando “notas” ao final do episódio.

O Decoding Style é mais adulto, não tem apelo popular, a análise da apresentadora é de uma consultora. Ela não julga a pessoa que, sem dúvida alguma, precisa de orientação e por isso mesmo está lá. Ela analisa o momento da pessoa, como chegou àquela situação, como pode ser melhorada e monta um quadro com N possibilidades, incluindo estilos, materiais (tecidos), acessórios, cartela de cores, cabelo e maquiagem.

No exemplo da Denise Gillette, que teve sua autoestima zerada com a demissão e o fim de um relacionamento, Nina opta por resgatar a feminilidade. Por não acreditar mais em si mesma, Denise anula sua sensualidade com roupas amorfas. Sua transformação é radical e polêmica, mas o que mais importa: a cliente gostou e se sentiu bem.

programa_decoding style_post1

programa_decoding style_post2

No episódio com a dona de casa Gina Robinson o problema foi outro. Ela enfrentou um câncer e sua vida se transformou. Como efeito colateral ao tratamento, ela perdeu os cabelos e engordou. Seu corpo mudou. Quando os cabelos voltaram a nascer, vieram bem diferentes e ralos. Nina valoriza a sua força e reforça sua vitória: ela sobreviveu a um câncer! Ela a coloca como uma pessoa muito especial e, por isso mesmo, deve celebrar a vida. Este é o foco para a sua mudança, sem esquecer que para ela ser feliz, seu guarda-roupa deve ser prático e fácil de usar. Mas este foco não exclui a sedução, o charme. Nina insere tecidos mais luxuosos para unir praticidade com sensualidade, para lembrar a Gina que ela continua sendo uma mulher bonita e atraente.

programa_decoding style_post5

programa_decoding style10

programa_decoding style_post6

Alyson Charles cresceu, noivou, separou e… aí o bicho pegou. Sentindo-se livre de uma relação ruim, passou a se vestir como uma adolescente, época em que ela se sentia feliz e, para se sentir segura, resgatou as roupas desta idade acreditando está protegida das dores da vida.

A proposta da Nina é fazer com que Alyson se vista de forma adequada à sua idade e ao seu papel social, acrescentando um pouco de sofisticação, inserindo, inclusive, a cor preta em seu guarda-roupa. A consultora explica a importância da comunicação, da mensagem que passamos para as pessoas e como elas nos leem.

programa_decoding style_post3

programa_decoding style8

programa_decoding style_post4

Gente, não adianta, nós estamos expostos à análise dos outros 24 horas! Até dentro de casa estamos sendo analisados. Quantas vezes um pessoa muito próxima solta “sem querer” um comentário sobre a nossa intimidade do tipo “mas você só veste calcinha de algodão” OU “em casa ela usa até roupa rasgada!”.

Cuidar da nossa imagem é um zelo que devemos ter e carinho que devemos cultivar. Ontem eu li no FACEBOOK uma frase bem interessante: “seja uma pessoa que você gostaria de conhecer”. Adorei! Sabe por quê? Porque nos põe em alerta, nos incentiva a cuidar melhor de nós mesmas e a nos percebermos melhor.

O programa da Nina Garcia é acessado, para nós brasileiros, pelo Youtube. Tá tudo em inglês, mas para quem não entende a língua, as imagens dão conta do recado.

Deem uma olhada no programa e depois, se quiserem, deixem suas impressões no ENCONTRO DE AMIGAS. É sempre legal saber o que vocês acham e criar um canal de comunicação para trocarmos ideias.

beijos,

Mara Maia

Sobre Mara Maia

Sou jornalista de moda, semioticista, casada, mãe, professora, consultora de imagem e cuido da minha casa! Adora conversar, dar festas e mantenho uma visão otimista da vida. Por isso criei este blog, para que seja um canal de comunicação entre nós mulheres que fazemos mil coisas e assumimos dezenas de papéis. Abro esta porta para que você se sinta ouvida e/ou respondida, mas também para você mostrar sua voz e compartilhar suas experiências. Venha, o Encontro de Amigas a aguarda!

Deixe um comentário