Não esquecendo o nosso compromisso com a qualidade de vida, estamos sempre atentos às campanhas que promovem informação e cidadania a todos. A Campanha CCC (Clean Clothes Campaign) atua em duas frentes. Uma delas é lutar pela saúde dos operários da moda.
Um dos projetos é pressionar os grandes conglomerados de moda a abolir o processo de desgaste dos jeans (sandblasting). Algumas grifes e lojas aderiram, como a H&M e Levi’s, em 2010, seguidas pelas marcas Gucci e Versace, em 2011.
O aspecto envelhecido da calça jeans pode ser bonito e fashion, mas altamente prejudicial à saúde de quem trabalha na indústria têxtil.
Para obter este efeito no jeans, ele passa por um processo chamado areação, que impele a areia (sílica) a uma alta pressão sobre o tecido, liberando um pó no ambiente. Como os trabalhadores costumam trabalhar em locais com pouca ou nenhuma ventilação, acabam inalando a poeira deste elemento químico (dióxido de silício). Este pó desenvolve uma grave infecção nos pulmões, levando a pessoa à morte. Na Europa o processo já está proibido, o problema é exatamente nos países de terceiro mundo, como Egito, Bangladesh, Indonésia, onde a fiscalização é precária ou onde ela é permitida pelos governos locais.
Mas a ONG atua também na melhoria das condições de trabalho na indústria do vestuário no mundo. A Adidas foi denunciada por trabalho escravo na Indonésia. Tentou se retratar, alegando que, embora o salário fosse baixo, os trabalhadores recebiam vale-refeição e que estavam satisfeitos. Uma grande farsa desmascarada por ex-funcionários. Várias faculdades e instituições dos Estados Unidos e da Inglaterra suspenderam seus contratos com a grife, por adotar políticas desumanas de trabalho.
Além da Adidas, o cantor canadense, Justin Bieber, garoto-propaganda da marca, também recebeu um documento contendo as denúncias, mas nunca se pronunciou sobre o assunto. Uma postura nada bacana para quem é um ídolo para a garotada e que deveria dar bom exemplo de cidadania.
Confira neste link o depoimento de Aslam Hidayet, ex-funcionário da fábrica Kyzone, responsável pela confecção de materiais para a Adidas.
Sempre trazemos esse assunto aqui no blog porque acreditamos ser possível usar uma moda sustentável, respeitando o meio ambiente e os seres humanos, independente de classes sociais. Se você gostaria de ser mais ativo em projetos sociais e humanitários, mas não dispõe de tempo nem saco, taí uma grande colaboração com uma ação tão simples! Simplesmente não compre esses jeans desgastados e confira se a marca aderiu à campanha internacional de moda sustentável.
Fique linda, bem informada e com a consciência leve!
Um grande beijo e uma ótima semana!!!!
Mara Maia
Foto 1: Écouterre