Moda é coisa séria!

Padrão

palestra_belas artes

Oi, pessoal!!! Ando muito ausente por aqui, né? Mas, agora, tudo volta ao normal. Tava preparando um ciclo de palestras com profissional que trabalham com moda. Nunca falei aqui, mas, agora vou contar. Sou professora de Assessoria de Comunicação e de Estilo, do curso de pós-graduação Consultoria de Imagem e Estilo, da faculdade Belas Artes.

Com um olhar visionário, a coordenadora do curso, Jô Souza, vem lutando para profissionalizar a área. A moda pode e deve ser estudada na vida acadêmica e o profissional de moda deve ter sólida formação. Dar a este profissional uma formação multidisciplinar é colaborar com a qualidade no mercado.

A jornalista Renata Ruiz, editora do blog Moda Para Usar, falou como se monta um blog de moda, os investimentos, as parcerias, o mercado, o compromisso com o leitor, a transparência na informação. Totalmente ética!

palestra_belas artes1

Em seguida, a diretora executiva da empresa de assessoria de imprensa Making Off, Joyce Matsushita, que atua no mercado plus size. Gente, ela tá com um projeto maravilhoso de profissionalização do setor! Tá formando modelos, orientando fotógrafos, dando consultoria para as lojas especializadas em GG e dialogando com as mídias para diluir o preconceito que ainda se tem contra os gordinhos. Bravo!

palestra_belas artes2

Em seguida, as consultoras de estilo da E.Pia, Eliane de Rezende Brechtbuhl e Maria Pia Brunoro Cury. Elas são fera no assunto. Compartilharam o dia a dia de uma consultora, como atendem o cliente, como cobrar, planilha de ações. Trouxeram vários exemplos (fotos) de clientes. Pensam assim: nada de trocar de guarda-roupa! Vamos melhorar o que tem aqui, vamos aprender a combinar essas peças e só comprar o que for realmente necessário. Bacana!

palestra_belas artes4

E fechou nossa noite a gerente do Personal Shopper da Topshop, Renata Salcedo. Mesmo sendo uma loja de fast fashion – como C&A, Renner, Riachuelo –, a empresa inglesa tem um marketing potente e uma visão de consumo ótima. Nas lojas – por enquanto só nos shoppings Iguatemi e JK, em São Paulo – têm salas Vips para um atendimento personalizado. É para todos, gente! Quem for lá e precisar de uma consultoria, elas auxiliam com a maior boa vontade. E tudo grátis, com uma sala cheia de mimos (comes e bebes) e um caixa de pagamento exclusivo. É assim que se conquista e se fideliza um cliente.

palestra_belas artes5

Sei que a mídia, em geral, trata o mundo da moda de forma fútil. Propositalmente colocam personagens bizarros e estereotipados nas matérias. Mas, na real, temos muitos profissionais centrados, qualificados e éticos. O mercado de moda gera emprego, melhora a renda de muitas famílias e busca melhorar a autoestima do ser humano.

Foto 1: Renata Ruiz e Joyce Matsushita. Foto 2: Eu, Renata e Joyce.

Foto 1: Renata Ruiz e Joyce Matsushita.
Foto 2: Eu, Renata e Joyce.

»

  1. Muito importante essas palestras para nós da Pós Graduação . Adorei todos os convidados; e poder ouvir um pouquinho da experiência dde cada um. Bj

    • Nossa, que surpresa, Ana Paula!!!!
      Obrigada, querida. Fico feliz que todos os nossos esforços valeram a pena. Minha preocupação maior era levar profissionais que acrescentassem conhecimento aos alunos.
      Agradeço pelo seu comentário, minha aluna. 😉
      Um grande beijo,
      Mara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s