Você que vai casar, sabe o significado de cada ritual da cerimônia? Se escolheu um vestido branco, sabe como começou esse costume? Você quer saber o significado de cada um dos símbolos do casamento? Então, vamos lá!
Vestido Branco
Por incrível que pareça, o vestido branco foi introduzido só em 1840, quando a rainha Vitória, da Grã-Bretanha, decidiu quebrar as regras vigentes – na época, os ricos casavam de vermelho, roxo ou azul, que representavam luxo e riqueza – e subiu ao altar para dizer sim ao seu primo, o príncipe Alberto de Saxe-Cobutgo-Gota, todinha de branco.
Vale lembrar que ela era apaixonadíssima pelo maridão! Como ninguém é perfeito, ela também representou o conservadorismo.
Buquê de Noiva
O que começou como amuleto – para afastar o mal – na Grécia antiga, tornou-se símbolo da vida e da fertilidade no decorrer da história. E diante de tantas bênçãos, por que não compartilhar comas amigas leais essa crença? Daí a explicação da noiva jogar o buquê após a cerimônia.
Eu peguei o buquê na minha irmã. O meu, foi o meu sobrinho mais velho que pegou. Nem preciso dizer que ele já casou e é papai, né? 😉
Alianças
Simboliza compromisso. Este costume vem da Grécia e da Roma antigas. Sendo uma aliança, isto é, um círculo fechado, é a representação de uma relação plena e contínua. No período cristão, adicionou-se outro valor: a fidelidade.
Agora, sabe por que o anel deve ser colocado no quarto dedo? Porque, para os romanos, eles acreditavam que passava uma veia nele que se conectava com o coração.
Arroz
Este costuma vem da China antiga e dos hindus. Por lá o arroz representava fertilidade, riqueza e felicidade. Então, quando se joga arroz sobre o casal recém-casado é para desejar tudo isso.