Como ser um bom Consultor de Imagem e Estilo

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Semana passada eu realizei mais um encontro de profissionais da área de moda com os meus alunos – turma 2 – da pós-graduação em Consultoria de Moda e Estilo, da Faculdade Belas Artes.

Recebemos a estilista da grife de gestantes ZAZOU, Daniela Lobo, a consultora de Imagem e Estilo, Fernanda Mello, a jornalista de moda do UOL, Fernanda Schimidt, e a fonoaudióloga do UOL e da Rede Globo, Cláudia Cotes.

Daniela Lobo, estilista da grife de gestantes Zazou.

Daniela Lobo, estilista da grife de gestantes Zazou, mostra as peças.

Estes profissionais foram conversar com os alunos sobre a dinâmica de seus trabalhos, o mercado, sua relação com a moda e a consultoria. Você sabia, por exemplo, que se você for dar consultoria para um diretor de uma multinacional ou para um político, a voz dele deve ser trabalhada para que haja harmonia entre imagem e voz? Daí a necessidade que temos de trabalhar em parceria com uma fono. Fazem milagres!

Fernanda Mello, consultora de Imagem e Estilo.

Fernanda Mello, consultora de Imagem e Estilo.

Fernanda Mello é especializada em plus size e mulheres pós-parto.

Fernanda Mello é especializada em plus size e mulheres pós-parto.

Se você deseja ser um consultor, invista na sua formação. Para termos credibilidade no mercado, temos que ter conhecimento, ética e postura. Um bom consultor não apenas veste a cliente, ele colabora na construção da imagem que, mercadologicamente, chamamos de branding (marca).

Fernanda Schimidt mostra  a realidade do jornalismo de moda. Nada de glamour! Trabalho árduo, isso sim.

Fernanda Schimidt mostra a realidade do jornalismo de moda. Nada de glamour! Trabalho árduo, isso sim.

Faço parte deste projeto criado pela Jô Souza, pois acredito que a profissionalização só traz benefícios para todos os envolvidos. No curso, nossos alunos estudam arte, corpo, moda, estilos, tendências, etiqueta, semiótica, jornalismo de moda, antropologia do consumo, visagismo, entre outras áreas. Sai um profissional completo. Pronto para atender os mais diferentes perfis de clientes, com necessidades e anseios muito próprios.

Estudamos, pesquisamos e ensinamos. Queremos formar profissionais que sejam capacitados a dar aos clientes informações precisas, sem “achismos”. Consultor tem que se colocar no lugar do cliente. Não basta aplicar questionários e verificar a coloração. É preciso ver neste cliente um miniuniverso, cheio de variantes.

A fonoaudióloga Claudia Cotes explica a importância da voz na imagem do cliente.

A fonoaudióloga Claudia Cotes explica a importância da voz na imagem do cliente.

Ontem, por exemplo, a turma do primeiro semestre foi jantar num restaurante cinco estrelas de São Paulo para ter a prática da etiqueta corporativa. Sensacional! Também fizeram um trabalho sensacional de consultoria em cubos rotativos, sob a supervisão do professor e cabeleireiro Robson Trindade.

Trabalho em equipe com algumas das minhas alunas do semestre passado: Martina, Ana Paula, Maucha e Patrícia.

Trabalho em equipe com algumas das minhas alunas do semestre passado: Martina, Ana Paula, Maucha e Patrícia.

Eles foram meus alunos no semestre passado, hoje somos parceiros de profissão. Graças a esses alunos maravilhosos que atravessaram o meu caminho, vou trazer para vocês vários trabalhos e serviços de consultores. Trabalhos liiiiiiiiiiiindos, cheios de paixão. Ah, gente, para ser um consultor de verdade, a primeira qualidade que se deve ter é gostar de seres humanos e desejar que eles alcem voos sozinhos e livres. Nada melhor do que ver nossas lagartinhas se transformarem nas mais belas borboletas.

Se você ficou interessado em fazer pós-graduação em Consultoria de Imagem e Estilo, sugiro acessar a página da faculdade Belas Artes para obter mais informações. Qualquer dúvida, também posso ajudá-lo! 😉

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    • Foi um grande prazer recebê-la, Fernanda! Você é uma excelente profissional que faz diferença no mercado. Além do seu talento nato, você tá correndo atrás da sua formação acadêmica, mostrando que talento e formação são as armas da profissionalização e do fim do amadorismo.
      beijos, querida!
      Mara Maia

  1. Mara! Que bacana… Aposto que foi sensacional. Nunca participei desses encontros de moda quando eu escrevia sobre. Mas deve ser super divertido trocar experiências.

    Será que agora vai! Estive um tempo recluso… O Akismet bloqueou meu perfil (como você sabe) por sempre colocar links em meus comentários e aproveitei um pouco do tempo para curtir uma curta temporada de 5 dias em Floripa. Foi maravilhoso, depois comento mais sobre a viagem em meu blog. Enfim, estou de volta! Depois verifica se não tem nenhum comentário meu em sua caixa de SPAM 😉
    Bom! Espero sua visita
    🙂
    ★ André Hottër

  2. Mara, conhece algum curso de pos-graduacao a distancia?
    Moro em Brasilia e nao identifiquei nenhum presencial de qualidade por aqui.
    Procuro alternativas pra me especializar.
    Abs.

    • Olá, Lilia, tudo bem?
      O mercado de moda no Brasil ainda caminho a passos lentos. Uma pena! SP ainda concentra boa parte dos cursos, embora o sul do país venha investindo pesado nesta área de formação.
      Tem o curso da EnModa, mas não sei se é reconhecido pelo MEC como pós-graduação. Inseri o link abaixo para você visitar. Sugiro que você pergunte para eles, ok?
      Qualquer dúvida, estou aqui!
      beijos
      Mara Maia
      https://www.enmoda.com.br/curso/formacao-consultoriadeimagem

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