365 dias de delicadezas

Padrão

dreamstimefree_smile

Hoje é o Dia da Gentileza e estão pipocando mensagens nas redes sociais incentivando ações que cultivem a boa convivência. Sabemos que escrever é fácil, mas agir é o grande desafio.
Seja em casa, no trabalho, nas relações sociais que nos são impostas, todas as relações nos põem em alerta continuamente. O site francês Journal des Femmes apresenta 14 maneiras para tornarmos o Dia da Gentileza um ato viável para todos os dias. Vamos conhecê-las e tentarmos inseri-las no nosso dia a dia?

dreamstimefree_rir

Sorria

Um pequeno sorriso é uma ação tão pequena, mas muito eficaz, pois quebra o “gelo” entre as pessoas e desfaz tensões.

Reúna-se com familiares

Visite seus avós, seus pais, tios. Ou até mesmo promova encontros em casa.

Faça novas amizades: convide seus vizinhos

Comece dando um bom dia. Depois, convide seus vizinhos para compartilharem uma refeição.

Seja cortês

Esta é para os homens! Cultive atos gentis, como abrir a porta de um carro, carregar a mala e colocá-la no bagageiro.

dia da gentileza1

Seja um voluntário

Faço um trabalho voluntário. Há muitas ONGS com diferentes finalidades. Candidate-se a trabalhos que você tenha prazer em executar, como ler para crianças com câncer, etc.

Faça um gesto pelo meio-ambiente

Seja ecológico. Todos nós podemos adotar atitudes pelo bem da natureza e do bem-estar do ser humano. Recicle coisas (objetos, roupas, materiais), não jogue lixo na rua, separe seu lixo (orgânicos e recicláveis).

Seja amável no trabalho

O trabalho pode ser estressante por vários motivos, mas isso não é desculpa para ser grosseiro com os colegas de trabalho. O bom convívio é um grande ganho para todos.

Ajude um turista a encontrar o endereço certo

Essa dica só poderia vir mesmo dos franceses. Quem já esteve em Paris e pediu socorro aos moradores sabe que a maioria não é cortes. Na verdade, toda metrópole enfrenta isso, com pessoas apressadas e sem paciência, muito menos para explicar um endereço para alguém que não fala (bem) a sua língua. Mas é aí que está desafio. Pratique a generosidade ao ser paciente com um estrangeiro ou visitante de outra cidade/estado.

Deixe um livro em local público

Ideia bem poética, né? Eles sugerem você escrever uma nota explicando que seu objetivo é compartilhar o saber com as pessoas. Sem dúvida, se eu encontrasse, acharia curioso e me instigaria a ler a obra e a imaginar seu dono.

Bata um papo com um sem-teto

Bom, aqui vale adaptações. Pode ser um morador de rua ou apenas uma pessoa solitária. Quantas pessoas estão largadas por aí por vícios, mas também por tristezas. São pessoas que precisam de dinheiro e de uma palavra amiga, que lhes impulsionem a voltar à vida.

Eu sugiro trocar moradores de rua por asilos/casas de repouso. A maior doença de um idoso é a solidão. Eles só querem ser ouvidos. E são tantas histórias interessantes!

dia da gentileza2

Agrade o(a) seu(ua) amado(a)

Cultive o amor e o carinho na sua relação. Mande mensagens apaixonadas, envie um buquê de flores (existem opções para homens, sabia?), prepare uma refeição especial, faça uma visita inesperada. Enfim, saia do lugar comum e tire sua relação da linha da acomodação (desafio hercúleo).

Ceda seu lugar no transporte público

Eles chamam de regra de benevolência. Embora tenham cadeiras exclusivas para idosos, gestantes e mães com crianças de colo, muitas ainda ficam sem lugar.

Escute os outros e dê seu ombro-amigo

Você ajuda uma pessoa ao escutá-la. Permita que ela se expresse, desabafe. Quantas vezes estamos com um aperto no coração e um desabafo nos liberta, não é mesmo?

Seja cortês ao volante

Seja zen. Até mesmo para sobreviver ao stress no trânsito. Nada de ofensas, fechadas desleais. Respeite o sinal!

Fonte: Journée de la Gentillesse.

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s