Regras dos vencedores

Padrão

regras4

Li o artigo de Oliver Burkeman para o jornal The Guardian que me fez lembrar a necessidade do ser humano em buscar modelos para se sentir bem ou acreditar que só assim encontrará a felicidade plena. Seja um modelo de beleza, de comportamento, de trabalho, de oração,… Enfim, a lista é longa.
Intitulado Rise and shine: the daily routines of history’s most creative minds (Levante e brilhe: a rotina diária das mentes mais criativas do mundo), o autor oferta seis regras fundamentais para se obter “o caminho para a grandeza”.

regras3

Seja uma pessoa matutina (Be a morning person)
A teoria é que as pessoas produzem mais durante o dia. Eu não concordo. Existem pessoas diurnas e pessoas noturnas. Isso é biológico.

Não desista do trabalho diário (Don’t give up the day job)
Ter horários fixos e tempo determinado para a execução de tarefas colaboram para a autodisciplina. Usando as palavras do poeta Wallace Stevens: “Eu acho que ter um emprego é uma das melhores coisas do mundo que poderia acontecer comigo. Ele introduz disciplina e regularidade em sua vida”.
Desta forma, ele explica que o alcoolismo, tão presente na vida de autores em tempo integral, é que, como a pessoa não passar horas escrevendo, sobra tanto tempo que é preciso preenchê-lo.

regras2

Ande bastante (Take lots of walks)
Andar sem propósito – para relaxar ou contemplar – “está associado ao aumento da produtividade e da proficiência das atividades criativas”. Sem falar que, nos dias de hoje, é uma eficaz maneira de subtrair coisas que nos distraem, como computador, celular, televisão,…

Siga um cronograma (Stick to a schedule)
A disciplina cria o hábito. Saiba o que irá fazer no dia seguinte. Isto o ajudará a não desperdiçar tempo e energia pessoal.

regras1

Pratique o abuso estratégico de substâncias (Practise strategic substance abuse)
Item polêmico, sem dúvida. Principalmente quando se sugere drogas legais (o artigo cita alguns). Mas o que ele defende: tomar café! Balzac, por exemplo, tomava 50 copos de café por dia. Exagerado, não é mesmo? Mas por que o café? Acredita-se que ele ajude a pessoa a focar.

Aprenda a trabalhar em qualquer lugar (Learn to work anywhere)
A questão aqui é superação. Vença os empecilhos. “O espaço de trabalho perfeito não é o que leva a um trabalho brilhante, assim como nenhuma outra rotina perfeita ou ritual vai transformá-lo em um gênio artístico”.

Para ler o texto na íntegra e em sua língua original, acesse este link.

»

  1. Gostei das dicas Mara e fiquei curioso com o livro… Um boa dica para comprar!
    Eu discordo de algumas regras, igualmente a você. Eu produzo bem mais a noite e pela manhã, mas no periodo da tarde, sou um fiasco na maioria das vezes.

  2. Pois é, André. Acredito que a melhor fórmula é aquela que se adapta ao nosso corpo, sem trazer sofrimentos. Eu sou completamente noturna e completamente lesada durante o dia. Acordo às 3h30 da madrugada com a mente fervilhando. Daí, às 7h, volto a dormir.
    beijos, querido!
    Mara Maia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s