Li o artigo de Oliver Burkeman para o jornal The Guardian que me fez lembrar a necessidade do ser humano em buscar modelos para se sentir bem ou acreditar que só assim encontrará a felicidade plena. Seja um modelo de beleza, de comportamento, de trabalho, de oração,… Enfim, a lista é longa.
Intitulado Rise and shine: the daily routines of history’s most creative minds (Levante e brilhe: a rotina diária das mentes mais criativas do mundo), o autor oferta seis regras fundamentais para se obter “o caminho para a grandeza”.
Seja uma pessoa matutina (Be a morning person)
A teoria é que as pessoas produzem mais durante o dia. Eu não concordo. Existem pessoas diurnas e pessoas noturnas. Isso é biológico.
Não desista do trabalho diário (Don’t give up the day job)
Ter horários fixos e tempo determinado para a execução de tarefas colaboram para a autodisciplina. Usando as palavras do poeta Wallace Stevens: “Eu acho que ter um emprego é uma das melhores coisas do mundo que poderia acontecer comigo. Ele introduz disciplina e regularidade em sua vida”.
Desta forma, ele explica que o alcoolismo, tão presente na vida de autores em tempo integral, é que, como a pessoa não passar horas escrevendo, sobra tanto tempo que é preciso preenchê-lo.
Ande bastante (Take lots of walks)
Andar sem propósito – para relaxar ou contemplar – “está associado ao aumento da produtividade e da proficiência das atividades criativas”. Sem falar que, nos dias de hoje, é uma eficaz maneira de subtrair coisas que nos distraem, como computador, celular, televisão,…
Siga um cronograma (Stick to a schedule)
A disciplina cria o hábito. Saiba o que irá fazer no dia seguinte. Isto o ajudará a não desperdiçar tempo e energia pessoal.
Pratique o abuso estratégico de substâncias (Practise strategic substance abuse)
Item polêmico, sem dúvida. Principalmente quando se sugere drogas legais (o artigo cita alguns). Mas o que ele defende: tomar café! Balzac, por exemplo, tomava 50 copos de café por dia. Exagerado, não é mesmo? Mas por que o café? Acredita-se que ele ajude a pessoa a focar.
Aprenda a trabalhar em qualquer lugar (Learn to work anywhere)
A questão aqui é superação. Vença os empecilhos. “O espaço de trabalho perfeito não é o que leva a um trabalho brilhante, assim como nenhuma outra rotina perfeita ou ritual vai transformá-lo em um gênio artístico”.
Para ler o texto na íntegra e em sua língua original, acesse este link.
Gostei das dicas Mara e fiquei curioso com o livro… Um boa dica para comprar!
Eu discordo de algumas regras, igualmente a você. Eu produzo bem mais a noite e pela manhã, mas no periodo da tarde, sou um fiasco na maioria das vezes.
Pois é, André. Acredito que a melhor fórmula é aquela que se adapta ao nosso corpo, sem trazer sofrimentos. Eu sou completamente noturna e completamente lesada durante o dia. Acordo às 3h30 da madrugada com a mente fervilhando. Daí, às 7h, volto a dormir.
beijos, querido!
Mara Maia