Casapueblo: o descanso do artista

Padrão

IMG_5332

Hoje o ENCONTRO DE AMIGAS faz uma homenagem ao artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, que morreu hoje, aos 90 anos. A Casapueblo, um dos pontos turísticos mais visitados na região do balneário de Punta del Este, em Punta Ballena, foi criada e executada pelas mãos deste artista que inseriu linhas, curvas, poesia e romantismo em cada tijolo, parede, janela e porta. Cada ambiente faz uma homenagem a amigos e famosos que atravessaram sua vida. Tem o cantinho do Pelé, o caminho de Ernesto Sábato, a sala de Picasso, o espaço do Mario Vargas Llosa. Tudo tem uma história, um porquê de ser e estar ali.

IMG_5137

IMG_5167

A casa cresceu tanto e se tornou tão famosa que ele tomou uma decisão, a dividiu em três espaços: a casa onde residia e veio a falecer, o museu e o hotel de luxo. Este foi vendido para um grupo empresarial que usa o nome Casapueblo, mas não tem nenhum vínculo com o artista.

IMG_5177

IMG_5188

Fui ao museu por um motivo muito claro: ver o pôr do sol. Haviam me dito que é espetacular. E é mesmo. Nunca vi algo igual. Enquanto o sol se despedia, ouvia-se um áudio de Páez recitando uma poesia de partida. Emocionante. Um completa o outro em plena harmonia. Inesquecível. Chorei porque são encontros raros, pontuais e sabe-se lá quando uma surpresa dessas nos pega assim, desprevenida. O bom artista é esse que nos rouba o fôlego para depois nos deixar em êxtase de tanta beleza que a natureza nos oferece e que habita no homem, quando este é generoso em compartilhar.

IMG_5203

Hotel

Hotel

Missão cumprida, Carlos Páez Vilaró! Descanse em paz.

IMG_5214

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s