Aproveito o visual da estilista Victoria Beckham chegando ao aeroporto de Los Angeles com uma saia com padrão de tartan para falar com vocês sobre a longevidade do xadrez que vai nos acompanhar até o próximo inverno (2014).
Vale informar logo que tartan é um xadrez personalizado, sendo sua padronagem criada para identificar um determinado grupo ou clã. É um padrão utilizado para fazer os kilts, saias escocesas usadas por homens. É claro que isso já pulverizou e mesmo sendo um padrão tartan, a gente classifica mesmo de xadrez e pronto. Seus traços geométricos elaborados dão “peso” ao tecido e, consequentemente, à roupa. Como ela geralmente é feita de lã, a peça é a cara do inverno.
Outro xadrez com nome é o vichy que se caracteriza pelo uso de duas cores em que, geralmente, o branco faz o fundo. A estampa ganhou status após a atriz Katharine Hepburn usá-la no filme The Philadelphia Story, em 1941. Mas a estampa só se popularizou mesmo, depois que a atriz francesa Brigitte Bardot a usou no seu vestido de casamento, em 1959. Até então, a estampa era mais usada dentro de casa, como toalha, sabe? Mas aí, se Brigitte usou, que ousa dizer que é kitsch? Pronto, o xadrez passou a ser usado no universo feminino, mas ganhou boa aceitação nas camisas sociais masculinas algum tempo depois. É uma estampa suave, bem cara de verão.
Então, existem outros tipos de xadrez com nome e tal (Madras, príncipe de Gales, pied-de-poule, buffalo, etc.), mas, o que importa mesmo, é que é tudo xadrez e pronto. Cada padronagem corresponde a um estilo. Veja, é a estampa símbolo do grunge de Seatlle. Foi com esta pegada que a grife Saint Laurent a trouxe na sua coleção invernal com a pretensão de ser chic.

Movimento Grunge (banda Pearl Jam) e o estilo preppy (publicidade da marca Ralph Laurent e o filme As Patricinhas de Beverly Hills).
Como não se lembrar das saias das escolas! Sim, você vai se lembrar das adolescentes com sainhas curtinhas com estampa xadrez saindo das escolas ou entrando nas faculdades. E lá vai o xadrez saindo da “marginalidade” para entrar como ultra chic no mundo preppy, tão bem representado pelas grifes Tommy Hilfiger e Ralph Laurent.
Em geral, a estampa xadrez é bem democrática, caindo bem em diferentes corpos e alturas. A escolha certa vai depender da cor de fundo, do tamanho do quadrado, do tecido (se arma/pesa ou não) e como a peça vai dialogar com as demais na hora de montar o look.
Honestamente, ainda acho que a combinação blusa xadrez + calça jeans é imbatível!
Confira aqui algumas sugestões de peças xadrez que podem ser usadas em diferentes momentos e estações.
OBS: A saia que Victoria está usando é da marca Isabel Marant. Feita de lã, custa 150 libras.