
Imagem: Dreamtimefree
Como eu havia prometido, a matéria de moda de hoje é sobre o corpo feminino. Você vai aprender a identificar as suas formas, a lidar bem com o corpo que Deus lhe deu e a tirar (bom) proveito disso. Embora as roupas sejam feitas em numerações fechadas, nenhuma mulher tem o corpo igual ao de outra. Reconhecer isso é o primeiro passo para superar as encanações e ser feliz.
Vamos então pegar uma caderneta, uma caneta e uma fita métrica. Com esse material em mãos, fique diante de um grande (vertical) espelho só de calcinha. Sutiã pode atrapalhar, pois fornece dados irreais, principalmente os modelos com bojo e enchimento. Ah, e prenda o cabelo para deixar seu pescoço livre, ok?
Pronta? Vamos começar de cima para baixo. Vai anotando suas medidas com o auxílio da fita:
1. Cabeça (do topo ao queixo),
2. Peitoral (do início do pescoço até o mamilo),
3. Tronco (abaixo do mamilo até a cintura),
4. Ventre (até a virilha)
5. Fêmur
6. Joelho (um palmo de mão para cima + até chegar na panturrilha)
7. Panturrilha
8. Canela e pé
Com as medidas anotadas, você vai observar as proporções do seu corpo. Que parte é maior ou menor que provoca desproporções? Ainda tem dúvidas? Desenhe um círculo que terá oito partes (como uma pizza). Qual é a maior ou menos? Visualizou?
Outra forma bem simples e rápida para checar isso é dividir seu corpo em duas partes, medindo da raiz do cabelo (início da testa) até a pélvis e da pélvis até a planta do pé. Qual parte é maior? A superior (tronco) ou a inferior (pernas)? São (praticamente) iguais?
Bem, agora você já sabe como seu corpo é verticalmente, adquirindo noção de proporção (maior, menor, igual). Se o tronco é maior, você deve usar roupas que alonguem suas pernas e reduzam o tronco. Se for o contrário, tente alongar seu tronco e reduza as pernas. Deu igual? Nossa, que maravilha! Dependendo das suas formas e altura, você poderá vestir absolutamente tudo.
Seguindo o mapa da mina, você vai aprender a identificar o formato do seu corpo, passando a medir a circunferência do seu ombro (1), da sua cintura (2) e do seu quadril (3). Com este resultado é possível saber se a forma do seu corpo é:
1. Triangular = ombros visivelmente mais estreitos que o quadril. A cintura é bem definida, formando um tronco longo e quadril arredondado. No Brasil este é o formato mais frequente, também chamado de corpo pera.
Quem é assim: Rihanna, Camila Pitanga
2. Triangular invertido = é um corpo pesado na parte superior em que os ombros e as costas são mais largos que o quadril.
Quem é assim: Carolina Ferraz, Priscila Fantin
3. Oito = quadril e ombros têm praticamente as mesmas medidas com formas arredondadas e a cintura é bem marcada. É um corpo bem proporcional.
Quem é assim: Juliana Paes
4. Ampulheta = aqui, embora os ombros e quadris tenham praticamente as mesmas medidas, observa-se que os ombros formam ângulos mais retos. Não há suavidade nesta área. É um corpo ligeiramente mais musculoso.
Quem é assim: Carolina Dickmann
5. Oval = a área da cintura é arredondada, isto é, o estômago parece dilatado formando uma barriga.
Quem é assim: Lília Cabral
6. Retangular = não há uma forma definida, parece que do ombro ao quadril há uma única medida. Geralmente as pernas são mais finas.
Quem é assim: Gabriela Duarte, Letícia Birkheuer
7. Redondo = todo o corpo é arredondado, com formas ligeiramente marcadas. São os corpos acima do peso padrão, mas que apresentam características próprias.
Quem é assim: Preta Gil, Kirstie Alley
A classificação européia não é usual no Brasil. Em nenhum curso que eu fiz de Consultoria de Imagem a incluiu, mas eu prefiro porque ela trabalha com uma variedade maior de corpos, permitindo uma melhor compreensão e ações mais precisas para atuar sobre eles.
Agora você já consegue reconhecer o seu próprio corpo? Ficou surpresa com os resultados? A maioria das mulheres subestima seu próprio corpo, lidando mal com suas formas. Muitas vezes ela ver o que ninguém ver. Este exercício serve para você se (re)conhecer e ser mais justa consigo mesma.
Você observou que coloquei famosas que têm esses formatos de corpos? E todas são lindas! Então não é formato do corpo que determina a beleza da mulher, correto? Sabendo usar as roupas certas (inclusive estampas e acessórios) você vai se sentir bem e bonita. Porque você já conhece bem (muito bem!!!!!) o seu corpo.
Ciente da beleza de cada corpo, você vai atuar sobre ele, valorizando-o. Aqui entra o papel das roupas que serão suas melhores aliadas nesse trabalho. Na segunda etapa – e próximo post – vou dar dicas bem simples e práticas para que você aprenda a valorizar o que tem de bonito e a disfarçar o imperfeito.
Um super beijo,
Mara Maia
Adorei as dicas. Aliás, o blog tem sido fiel na sua proposta de ser útil para o dia a dia. Parabéns!
Muito obrigada, Josie. Procuro desenvolver pautas que interessem ao púlbico. Aproveito para convidar cada internauta a sugerir assuntos. Terei o maior prazer em abordá-los aqui.
beijos,
Mara
Ola Mara!!
Adore este post !!!!
Está classificação é mais completa do que a que eu conhecia.
Estou curiosa pelo próximo post.
Beijos
Ana
Pois é, Ana. Na verdade, todo consultor de imagem sabe o utiliza, mas não compartilha. É importante que a cliente conheça bem o seu corpo porque, ao se sentir segura consigo mesma, saberá andar com suas próprias pernas, isto é, comprar sozinha ;-).
beijos,
Mara
Pingback: A arte de saber combinar: BOLSAS | Encontro de Amigas
oi, meu corpo e tipo o pera os meus quadris sao bem mais largos os meus ombros e a minha citira muito estreita o meu bumbum e maior as costas mais estou acima do
peso
PARABÉNS!! NINGUEM CONSEGUIU PASSAR ESSA INFORMACAO DE FORMA TAO CLARA! ADOREIIII
Obrigada, Cláudia!
*-*
Mara