Dicas para viver mais e melhor

Padrão

Ontem eu assisti ao programa Detetives da Saúde. Um tema me chamou muito atenção: 5 maneiras para Prolongar a Vida. Nossa, adorei e anotei tudinho para passar para vocês. Tem coisas que são óbvias, mas difíceis de praticar; outras me surpreenderam de forma pouco positiva.

Seja positivo

Ter bons pensamentos reduz em até 50% o índice de morte precoce. Se você é mais tensa e crítica diante da vida, a sugestão é fazer relaxamento ou meditação todas as manhãs por 10 minutos. Se você prefere movimentar o corpo, uma boa dica é o Tai Chi Chuan.

Outro benefício é que ele reduz o cortisol, hormônio relacionado ao stress com sérias consequências negativas no nosso corpo. Para saber mais, confira o artigo da Letícia Novaes.

Seja ativo

Praticar esportes ou exercícios com regularidade é bom. Os exercícios não devem se restringir ao corpo, mas para o cérebro também. Jogar cartas e fazer palavras cruzadas são ótimos exercícios para a mente, pois mexe com raciocínio e lógica. Também indicados para afastar o alemão da sua vida, o Mal de Alzheimer.

Outras atividades prazerosas podem e devem ser incluídas aqui como, por exemplo, pintar e bordar, pois atuam em outras áreas cognitivas, como motricidade e percepção.

Ah, e tem uma atividade que eu amei, mas meu marido acha que a pesquisa errou: fazer compras. Eles não dizem isso, mas eu acho até que rejuvenesce porque eu fico só sorriso 😉

Coma bem

Quando vejo uma pessoa sofrendo fazendo dietas, gostaria imensamente de lhe dizer que se ela não adotar hábitos saudáveis para toda a vida, esse sacrifício de nada adiantará. Seguir uma dieta balanceada, como a mediterrânea, só traz benefícios para o corpo e para a saúde. Essa dieta é sempre indicada por incluir produtos antioxidantes, como amoras, pimentões, espinafre e vinho tinto.

Fique conectado

Não exatamente na internet, mas com a vida. Sair com os amigos e/ou familiares para um bate-papo descontraído e divertido. Aqui vem uma informação polêmica: segundo os pesquisadores, os amigos são mais importantes para a qualidade de vida do que a família. E sabe por quê? Porque é um elo formado por identificação e afeto. A família tem um caráter muito mais social do que afetivo. Huuuuuuuuuum…

Case se…

Na verdade casar é bom para os homens!!!! Elas ganham 7 anos a mais por isso. Para as mulheres? Xiiiiiiiiiiii, é melhor ficarem solteiras. Estas vivem mais que as casadas, vocês acreditam nisso?

Outro dado desanimador: o homem ganha 74 semanas (cerca de um ano e meio) se for pai de menina. Para as mulheres não importa ser mãe de menino ou menina, elas perdem 95 semanas (cerca de dois anos) só por serem mães!

A verdade é que a tarefa de educar os filhos, cuidar da casa e trabalhar fica com a mulher, em geral. Essa sobrecarga de deveres a leva ao stress e este desencadeia várias doenças.

Para as mulheres, sugiro um post muito interessante do blog Caixa Rosa sobre A Saúde Feminina. Bom, espero que tenham gostado da matéria e que as informações sejam úteis para vocês.

Beijos,
Mara

Serviço:
Programa Detetives da Saúde
Canal: Discovery Home & Health
Dia e horário: terças-feiras (19h)

Anúncios

»

    • Oi, Fá, tudo bem com vc?
      Sou uma telespectadora fiel!!! Adoro o programa. Eles sempre têm informações úteis e desmistificadoras.
      Um grande abraço e muito obrigada perla sua visita.
      Volte sempre!
      Mara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s